RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE GINÁSTICA RÍTMICA

Bruna Martins, Carlos Alexandre de Vargas, Flavio de Azeredo

Resumo


O PROJETO GINÁSTICA RÍTMICA INCLUSIVA, da Universidade de Santa Cruz do Sul, integra o Programa Dançar e é uma iniciativa do Departamento de Educação Física e Saúde. A Ginástica Rítmica é um desporto que mescla movimentos gímnicos com elementos da dança, regulamentada pela FIG (Federação Internacional de Ginástica). As competições oficiais são disputadas apenas por mulheres, porém o público masculino está ingressando nesta modalidade. O treinamento contribui na formação disciplinar, desenvolvimento psicomotor e melhora as capacidades físicas da criança. Sua prática também propicia melhora nas capacidades cognitivas, como criatividade e imaginação, juntamente com o aspecto social de inclusão da criança. O desenvolvimento das sessões seguem de acordo com as Teorias de Bronfenbrenner, evoluindo de acordo com a Reprodução, Descoberta e Criação conforme a natureza humana, serão apresentados os movimentos e posteriormente repetidos, sob orientação da técnica responsável. A habilidade com a inserção dos aparelhos será feita por meio de repetições orientadas pelo monitor que acompanhará o processo de orientações e treinamentos regulares. A equipe é formada por uma psicóloga, uma técnica e um monitor, ambos acadêmicos de Educação Física e Saúde. Sendo assim, o projeto beneficia 28 crianças em estado de vulnerabillidade Social e que tenham um sonho a se realizar no campo da arte. A idade dos sujeitos varia de 06 a 12 anos, sendo 09 do sexo masculino e 19 do sexo feminino. As sessões acontecem duas vezes na semana, segundas e quartas-feiras, com duração de 2 horas, sendo das 9h30 às 11h30, na turma da manhã, e das 13h30 às 15h30, na turma da tarde, com atendimento no turno inverso ao horário da escola. O treinamento é dividido em fases, com 30 minutos iniciais de atendimento com a psicóloga, 20 minutos de aquecimento recreativo, 30 minutos de alongamento, 20 minutos de exercícios ginásticos, 10 minutos de alongamento final e encerramento de 10 minutos novamente com a psicóloga. O projeto iniciou em janeiro, desde quando as crianças aprenderam movimentos básicos da ginástica rítmica e puderam vivenciar a prática com os diversos aparelhos usados no desporto, como corda, bola, arco e fita. No mês de maio, foram escolhidos os aparelhos que cada turma iria treinar, bem como a música que seria utilizada para a montagem da coreografia, assim divididos: turma da manhã escolheu o aparelho fita e uma música da Disney, e a turma da tarde optou por bolas e arcos com a música Favo de Mel do filme Rio. Todo o processo da escolha de música e materiais foi feito em conjunto com as crianças, que puderam primeiro sugerir a sua opção e, posteriormente votar dentre as mais escolhidas. Do início do projeto até o momento as crianças apresentaram evolução nas atividades realizadas nas aulas. Nota-se que além da melhora motora (lateralidade, flexibilidade, agilidade, força), as crianças progrediram também nos aspectos cognitivos e afetivos, que também são trabalhados em aula e beneficiam a vida social delas. Com esse efeito positivo causado na vida dos alunos do projeto, pode-se concluir que a Ginástica Rítmica é benéfica para o desenvolvimento das crianças físico, como também para a progressão psicológica.

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