ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM UMA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL DO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA - RS SOB A PERSPECTIVA DOS CLIENTES

Marcia Rosane Frey, Luana Machado Auler, Vânia Amires Stiebbe Peiter

Resumo


Dentre as diversas possibilidades de atuação do profissional contábil, destaca-se a execução dos serviços em Organizações Contábeis. No Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, até 2015, já existiam 47.458 Organizações Contábeis constituídas com registro ativo nos respectivos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC). Grande parte dos clientes das Organizações Contábeis é composta por micro e pequenas empresas, que muitas vezes não possuem maiores controles para fins gerenciais, utilizando como referência as informações advindas da Organização Contábil a partir das Demonstrações Contábeis, sem considerar uma análise mais criteriosa das informações. Conhecer as necessidades dos clientes permite a ampliação da visão da Organização Contábil sobre como seus serviços são percebidos, bem como fornece subsídios para que possam ser oferecidos serviços que atendam às necessidades e expectativas individuais dos seus clientes. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi verificar a opinião dos clientes a respeito dos serviços prestados por uma Organização Contábil e seu interesse na obtenção de serviços adicionais voltados ao suporte para tomada de decisões gerenciais. Em termos de delineamento metodológico, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa do problema de pesquisa. A abordagem qualitativa possibilitou um maior nível de profundidade no entendimento das particularidades e das necessidades dos clientes pesquisados e a abordagem quantitativa se fez presente no estudo, uma vez que foram utilizadas ferramentas estatísticas, tanto na coleta como na análise dos dados. O levantamento dos dados foi efetuado por meio de survey, com aplicação de um questionário junto a uma amostra de 51 clientes da Organização Contábil, delimitada pelo método não probabilístico e por acessibilidade. Os resultados apontaram que grande parte dos clientes apresenta-se satisfeita com os serviços que recebem, e poucos demonstram interesse na obtenção de serviços adicionais. Os serviços contábeis adicionais nos quais os clientes demonstraram maior interesse foram os voltados ao planejamento fiscal e tributário com 32% e a análise da posição financeira da empresa e o cálculo do resultado gerado no mês, ambos com interesse de 24% dos clientes. Uma restrição dos clientes aos serviços contábeis adicionais está no ônus desse serviço. Entretanto, 51% afirmaram que estariam dispostos a pagar a mais se Organização Contábil produzisse relatórios mensais que auxiliassem na gestão das empresas, evidenciando que os clientes valorizam e reconhecem a importância da contabilidade para a produção de informações para o suporte da tomada de decisão. Em decorrência ao resultado obtido, concluiu-se que seria pertinente a Organização Contábil disponibilizar relatórios gerenciais às empresas que demandem maior controle e interesse e passasse a investir em métodos que apresentem aos clientes a importância da utilização da contabilidade para controles gerenciais e orientem seu entendimento.


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