PERSPECTIVA JORNALÍSTICA SOBRE PROJETOS DE EXTENSÃO FILANTRÓPICOS: AGREGANDO NOVOS RUMOS

Ítalo Jardim Corrêa, Cássia Andrada de Paula, Juliane Pedroso

Resumo


É notória a contribuição do jornalismo em um estado democrático contemporâneo. Seu papel, muitas vezes, transcende o âmbito interpretativo e narrativo, que é inicialmente atribuído e atende às orientações de comunicação integradas, interagindo com o marketing e publicidade. Este resumo tem como objetivo refletir sobre a relevância de um profissional da área do jornalismo, dentro de um projeto de extensão filantrópico, bem como analisar a eficácia de suas técnicas de divulgação das atividades. Como modelo de estudo, foi analisado o projeto de extensão Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho, incorporado dentro da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O Projeto, de viés filantrópico, surgiu em 2013, com o objetivo estimular os alunos do Ensino Médio da rede pública de Santa Cruz do Sul a ingressar no Ensino Superior, bem como, desmistificar o acesso a bolsas de estudo e financiamentos. Até a recente data, o Rumos possibilitou o acesso de 181 alunos, em situação de fragilidade social, ao ensino superior. Apesar do visível impacto para a comunidade, o projeto carecia de uma divulgação interna e externa. No primeiro semestre de 2016, foi selecionado um bolsista de jornalismo, com o objetivo de trabalhar especificamente na otimização do marketing do projeto, que foi ampliado, passando a atender também a estudantes de Escolas Públicas de municípios da região. Foram produzidos e enviados aos jornais dos municípios, releases sobre as oficinas realizadas pelo projeto nas escolas do Vale do Rio Pardo. Além de registros fotográficos das oficinas, as matérias continham entrevistas com a equipe diretiva e estudantes participantes. Os textos foram escritos no formato jornalístico informativo de pirâmide invertida, padrão editorial dos jornais impressos. Também foram produzidos materiais audiovisuais, similares aos vídeos institucionais universitários, explicando as funções do Projeto Rumos. Outra produção importante foi a cobertura do evento “Vivendo Rumos”, que aconteceu no dia 07 de julho de 2016, na EEEM Nossa Senhora da Esperança, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, também foram produzidos vídeos e matérias sobre o evento. As publicações em meios de comunicação impressos e digitais internos aumentaram a notabilidade do projeto dentro da Universidade. O prestígio também veio nas publicações no Portal GAZ, do Grupo de Comunicações Gazeta do Sul, que facilitaram novas parcerias com escolas da região. Os materiais audiovisuais serviram como auxílio na apresentação das atividades do projeto, tornando as oficinas mais dinâmicas e intuitivas. Concluiu-se que o papel de um profissional da área de jornalismo dentro do Projeto trouxe melhoras significativas na reputação do projeto, dentro e fora da Universidade. Vínculos antigos foram reforçados, novas parcerias surgiram e a leitura líquida sobre conteúdos do projeto foi otimizada. Porém, nota-se uma carência nas estratégias de segmentação, qualificação e clusterização do público-alvo do projeto. Projetos dessa natureza contribuem significativamente para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas e um profissional com conhecimentos jornalísticos pode servir como um auxílio para alcançar sua devida projeção.


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