APRENDENDO O DIREITO E PREVENINDO O BULLYING NA ESCOLA: UMA RELEITURA DOS DIREITOS E DEVERES POR MEIO DO LÚDICO-PEDAGÓGICO COM BASE NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DA LEI Nº. 13.185/2015 NO MUNICÍPIO DE SOBRADINHO

Rubia Aparecida Antunes Cavalheiro, Carolina Blum, Rosane Teresinha Carvalho Porto

Resumo


Introdução: A Lei nº. 13.185/2015, promulgada em novembro de 2015, estabelece um programa de prevenção e combate à prática do bullying nas escolas, sistematizando para tanto as situações de agressão física, psicológica e moral na tentativa de criar mecanismos alternativos para lidar com o problema. A abordagem sugerida neste projeto será a da possibilidade de trabalhar em harmonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto "Aprendendo o direito e prevenindo o Bullying na escola: uma releitura dos direitos e deveres por meio do lúdico- pedagógico com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei nº 13.185/2015" (Programa de combate à intimidação sistemática), no município de Sobradinho, visa contribuir com a formação da cidadania e prevenção da violência ou violação de direitos das crianças e dos adolescentes nas escolas.Objetivos Construir um agir comunicativo e reflexivo sobre os direitos e deveres de crianças e dos adolescentes nas escolas da rede pública estadual do município de Sobradinho, utilizando teatro de fantoches e a distribuição de cartilhas educativas, com base na legislação estatutária e na lei 13.185/2015. Realizar uma breve análise bibliográfica com questionário de entrevistas sobre o conceito de bullying nas escolas enquanto fenômeno em constante transformação. Metodologia Com as crianças de 1°ao 4° ano será feito teatro de fantoches tendo como personagem principal o "senhor ECA" Estatuto da Criança e do Adolescente”, abordar-se-á na hora do conto, com duas turma por vez, os principais direitos e deveres das crianças como direito à educação, dever de ir à escola, o direito ao respeito. Depois disso, distribuir-se-á uma cartilha educativa para cada criança, explicando o que tem dentro para realizarem as atividades de colorir e identificar os direitos e deveres trabalhados no teatrinho com o senhor ECA.Com relação aos alunos do 6º ao 9º ano serão preparadas oficinas em forma de palestras interativas e questionários para trabalhar com a prevenção ao Bullying. Resultados: Aqui buscamos encontrar a problemática do fenômeno Bullying e solucioná-la através de atividades com os alunos, tais como teatros, palestras, oficinas, questionários, aplicados tanto para os professores (as) quanto para os alunos (as), assim, teremos todos os resultados coletados ao final da bolsa, para a produção de um artigo e relatório final. Estamos trabalhando, no momento, com alunos de 1° ao 4° ano com apresentações de fantoches. Conclusões Com todas as dinâmicas que serão trabalhadas queremos buscar a conscientização das crianças, adolescentes e professores para uma possível diminuição do efeito Bullying, e ensiná-los também os direitos e deveres através da cidadania, tais como direito de respeitar e serem respeitados e o direito a educação em um ambiente saudável que a escola deve proporcionar. É preciso também promover a compreensão dos alunos e professores participantes do projeto sobre o que é Bullying e suas consequências para a vida, com isso, sensibilizando-os em relação à importância do tema, pois a escola é uma instituição de grande importância na vida do indivíduo e as experiências construídas nesse espaço contribuem para construir suas relações na sociedade.


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