POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS MUNICÍPIOS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA 6ª CRE

Fabricio Leo Alves Schmidt, Daniella Soder dos Santos, Susana Margarita Speroni, Cesar Hamilton Brito Goes

Resumo


Introdução: O presente estudo vincula-se ao projeto de extensão Políticas Educacionais: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios da área de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), coordenado pelos professores Doutores César Hamilton Brito Goes (UNISC – Departamento de Ciências Humanas) e Susana Margarita Speroni (UNISC – Departamento de Educação). É uma parceria entre a UNISC e a 6º CRE. Objetivos: Articular diversas instâncias institucionais do campo educacional: Secretaria Estadual de Educação, 6º Coordenadoria, composta por 105 escolas estaduais, constituídas por 1.907 professores registrados com o número total de 3.227 matriculas, Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de Educação Departamento de Ciências Humanas, Mestrado e Doutorado em Educação e Núcleo de Educação Básica em torno de um processo de formação continuada dos professores da Educação Básica, com vistas a implementação da BNCC. Metodologia: A BNCC é parte da regulamentação da LDBEN 9394/96. É fruto de um amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira. Parte de grandes eixos que constituem a aprendizagem até a definição de objetivos que orientam os planos de estudos de cada disciplina (BNCC 2º Versão). A análise da BNCC insere-se na tradição de estudos a respeito de políticas públicas na educação. No modelo democrático este campo configura-se por uma intensa luta por participação dos seguimentos aí envolvidos (BALL e MAINARDES, 2011). O projeto foi estruturado para acompanhar a implantação desta política na nossa região. No primeiro semestre do presente ano, o projeto funcionou a partir de três frentes organizadas, a primeira acontece com encontros mensais programados para o ano inteiro com a equipe de supervisores das escolas da 6º CRE, a segunda inclui a utilização de uma sala virtual para a maior interação do grupo e a terceira se constitui de encontros presenciais em suas escolas. Resultados: Desde março, reúne-se os mais de 110 supervisores, dos 18 municípios que compõem a coordenadoria, prevendo-se em um total de 9 encontros. Os temas abordados constituíram-se de elementos capazes de pensar em instrumentos futuros de gestão das escolas segundo parâmetros da BNCC. Realizam-se encontros onde se discutem os impactos da implementação da BNCC em toda educação básica. Até o presente momento, realizaram-se também palestras com o Dr Diego Dal Bosco com o tema “BNCC e a autonomia do professor: Um olhar a partir da história.”, e com a Dra. Sandra Richter e a Ms Márcia Murilo abordando a questão da infância e os campos de experiência. Conclusão: Portanto, após os encontros mensais que estão acontecendo no presente ano, bem como os materiais coletados no ambiente virtual e diante de uma terceira frente em andamento que são os encontros presenciais nas escolas abrangidas pela 6ª CRE, encerraremos o ano com bom acúmulo e uma construção de uma base mínima de compreensão entre os professores sobre as implicações da BNCC para o seu trabalho.


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