ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE ALGUMAS CAUSAS DO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL

Nathan Saraiva de Athaides, Marcelo de Oliveira Silveira, Cintia Daniela Schmidt da Costa, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


Atualmente, os alunos de escolas públicas têm obtido conceitos insatisfatórios em seus pareceres educacionais na área de ciências da natureza, especialmente nos primeiros dois trimestres; apesar disso, vários desses estudantes conseguem recuperar esses conceitos no último trimestre escolar. Essa observação foi realizada com base em informações dos professores e dos alunos pesquisados em três escolas públicas do Município de Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil, durante as atividades realizadas através doPIBID- Física. Sabe-se que problemas com aprendizagem envolvem diferentes fatores, e, neste estudo, buscou-se conhecer a dedicação que os alunos dispensam ao estudo, bem como o envolvimento dos familiares nesse processo. Este estudo objetivou identificar alguns dos motivos por que alunos obtêm um parecer insatisfatório no primeiro trimestre do ano de dois mil e dezesseis. Participaram voluntariamente do levantamento alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio, num total de 145 discentes, entre os turnos da manhã e da tarde. O levantamento das informações foi realizado através de um questionário de múltipla escolha, sem identificação do respondente, contendo perguntas previamente estabelecidas. A realização desta pesquisa se justifica, principalmente, pela pequena quantidade de aulas disponíveis para a área considerando a quantidade de conteúdo previsto, o que obriga o professor a trabalhar o conteúdo de forma muito rápida; além disso, o fato de alguns alunos alcançarem avaliações satisfatórias através de bons pareceres motivou a busca pela identificação do diferencial desses alunos perante os demais. Foram realizadas questões envolvendo informações sobre dedicação e tempo dispensado aos estudos, se os estudantes recebiam apoio e/ou cobrança familiar por isso, entre outras. O questionário foi aplicado durante as atividades de monitoria/intervenção dos bolsistas PIBID nas aulas de Física nas escolas envolvidas neste trabalho. Os resultados indicaram que a maior parte dos estudantes que obtiveram avaliações consideradas boas, em seu parecer educacional na área de ciências da natureza, estuda em horários além do escolar, e, destes, todos que tinham acompanhamento e cobrança dos responsáveis conseguiram o conceito de conteúdo satisfatoriamente alcançado. Houve também a constatação de que aproximadamente 50% dos alunos que trabalham e/ou fazem cursos preparatórios para o mercado de trabalho em horário inverso ao das aulas se dedicam ao estudo do conteúdo escolar em casa. Contudo, se notou que os alunos que estudam em casa sem o incentivo da família são os mesmos que, ao observar a natureza, notam o conteúdo de física aprendido na escola Por fim, alunos que estudam na escola no turno da manhã estudam mais fora da escola do que alunos que estudam no turno da tarde. A realização deste trabalho conduziu a uma reflexão sobre o modelo educacional adotado hoje, bem como sobre a postura dos discentes quanto aos estudos. Os resultados alcançados confirmaram que a família tem papel crucial no desenvolvimento de aspectos cognitivos e do gosto dos alunos pelo estudo e pelo ambiente escolar, assim como os projetos para inserção de estudantes no mercado de trabalho e cursos técnicos fazem com que os estudantes valorizem mais as oportunidades de formação escolar.

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