METODOLOGIA DE PROJETOS NA DOCÊNCIA ASSISTIDA

Meline de Barros Brum, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, possibilita a prática em Docência Assistida que estou realizando na turma de 2º ano dos Anos Iniciais da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, durante o ano de 2016. O principal objetivo é auxiliar no processo de alfabetização de crianças do 2º ano, desenvolvendo atividades de leitura e escrita, além de contribuir para que as crianças construam o nível alfabético e ortográfico de escrita a partir dos fundamentos das áreas das linguagens estudados no curso de Pedagogia. As atividades são realizadas semanalmente, às quartas-feiras pela manhã, quando costumo trabalhar com projetos. O primeiro deles, intitulado A casa do 2º ano, envolvia atividades relacionadas à temática da casa, como poemas, caça-palavras, bingo dos objetos da casa e comparações de formas de escritas de um mesmo poema (letra imprensa maiúscula e cursiva). Em seguida, passei a trabalhar no projeto Fábulas, fundamentado na obra de Monteiro Lobato, que envolveu a contação de fábulas do autor, cruzadinhas, música do Sítio do Pica-Pau Amarelo, rimas para completar em poemas e a criação de uma fábula em forma de livro pelas crianças. A última atividade exigiu estudos sobre os elementos para a construção de um livro, tais como capa, autor, personagens, história e ilustrações. Esse trabalho evoluiu para um único projeto, chamado de A Biblioteca do 2º ano, no qual são trabalhados diversos tipos de textos, como história em quadrinhos, bingos de palavras, charadas, rimas, leitura de poemas, textos enigmáticos, listas, diários e histórias de diferentes formatos. Os materiais também têm seu foco na leitura individual, coletiva e na escrita. As crianças já demonstraram avanços do nível silábico para o alfabético e, aos poucos, algumas já avançam em suas hipóteses para o nível ortográfico, percebendo que existem regras de escrita que precisam ser observadas. Desenvolveram, também, percepções de que existem diferentes tipos de textos e que a escrita difere da fala. Além disso, as crianças costumam auxiliar os colegas que apresentam dificuldades na realização das tarefas. A Docência Assistida possibilita-me participar do desenvolvimento e do cotidiano de uma turma em processo de alfabetização e de fazer uso das metodologias estudadas no decorrer do curso de Pedagogia. Além disso, as trocas de experiências com a professora titular da turma possibilitam aprender que a alfabetização depende do ritmo de cada criança, que os fundamentos do processo nos auxiliam a tomar decisões no percurso e contribuem para que eu me torne uma pedagoga mais preparada para alfabetizar.

Palavras-chave: PIBID; Docência Assistida; Alfabetização.


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