O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA POR MEIO DE RECURSOS LÚDICOS

Ernesto Alves de Oliveira, Eloína Kappaun, Camilo Darsie de Souza

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade de Santa Cruz do Sul. Ele foi realizado junto aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio Professor Luis Dourado, localizado na cidade de Santa Cruz do Sul - RS. Foram trabalhadas questões históricas e geográficas relativas ao Estado do Rio Grande do Sul de forma lúdica e interativa. O projeto veio da ideia de que existem poucos mapas temáticos que mostrem de forma lúdica, para as crianças, a formação do estado em que eles estão inseridos, levando em consideração os meios físico, social e histórico. A maquete foi um projeto de grande aceitação no meio escolar, tanto pelas professoras titulares quanto pelos alunos. O objetivo desse trabalho era a interação entre professor, aluno e conteúdo, ou seja, fazer com que o aluno pudesse compreender de forma lúdica os aspectos do estado abordados neste projeto. O projeto se dividiu em três partes: na primeira, a mais lúdica, entregamos aos alunos blocos relativos aos diferentes relevos do estado. Os alunos pintaram tais blocos com as cores que foram predeterminadas pelos bolsistas. Assim, os estudantes da educação básica puderam perceber a formação do relevo através do material que lhes foi entregue. Essa primeira etapa foi responsável para o entendimento da formação geográfica do estado do Rio Grande do Sul. No segundo momento, foram apresentadas aulas expositivas, com a utilização de mapas planos, em que explicávamos o conteúdo que era proposto na maquete. Essa parte foi de extrema importância para o entendimento geral de espaço e de relevo, como também do entendimento histórico ocorrido em todo o território do estado. Esse segundo momento foi primordial para que ocorressem as atividades seguintes. Dado esse momento, os alunos se responsabilizaram por pesquisar em casa ou durante a semana, na escola, características econômicas e históricas de cada região específica do estado. Para o encerramento dessa atividade, os alunos apresentaram aos professores e aos estudantes de licenciatura participantes do PIBID os materiais que encontraram. A partir dessa fase, realizou-se a montagem do mapa temático. Além das partes destacáveis do relevo, os alunos organizaram as partes históricas e econômicas, ou seja, todo o mapa se tornou interativo, podendo ser utilizado durante as aulas dos professores das turmas de 5º ano da escola. Sendo assim, esse projeto teve uma grande importância para o entendimento dos alunos acerca das questões econômicas, físicas e históricas de todo o estado, já que eles participaram ativamente de toda a elaboração do mapa interativo temático. Concluindo, esses materiais ficaram com a escola para que pudessem ser utilizados por outras turmas, pois possuem partes destacáveis que os alunos podem manusear em determinados momentos, ou seja, mesmo com a conclusão desse projeto, o mapa possui características interdisciplinares que poderão ser utilizadas por outros professores e alunos.


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