KITS MOLECULARES E PIFE QUÍMICO: FORMAS LÚDICAS PARA APRENDER CONTEÚDOS DE QUÍMICA ORGÂNICA

Caroline Machado da Silva, Jéssica Luiza Rutsatz, Ana Lucia Becker Rohlfes, Alessandra Betina Parckert, Wolmar Alipio Severo Filho

Resumo


A ludicidade consiste numa estratégia dinâmica e socializante que permite aos estudantes vivenciarem situações de ensino aprendizagem de maneira prazerosa e desafiadora. A utilização dessa metodologia pode favorecer a autonomia do educando, despertando a curiosidade, estimulando a capacidade de tomada de decisões individuais e coletivas. A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, em oficinas de Química. O objetivo das atividades foi de estudar funções orgânicas no terceiro ano do Ensino Médio, de uma forma lúdica que permitiu a apropriação deste conteúdo, normalmente abordado em provas de vestibulares e ENEM, entre outras. Assim, foram realizadas duas aulas: uma, foi explanada no quadro, em que foi transmitido um resumo do conteúdo hidrocarbonetos, basicamente classificação. Na outra aula, foram abordadas as principais funções orgânicas: hidrocarbonetos, álcoois, cetonas, ácidos carboxílicos, éter, éster e aldeídos, destacando os grupos funcionais, as fórmulas moleculares e estruturais planas. Inicialmente, visando aperfeiçoar na memorização e construção do conhecimento dos alunos, foram utilizados os jogos lúdicos, através de um kit molecular, assim possibilitando a visualização 3D das moléculas, o que facilita o entendimento. Primeiramente, os estudantes foram divididos em dois grandes grupos, ambos deveriam montar uma molécula de hidrocarboneto, para que a outra equipe pudesse classificá-la de acordo com suas características, sendo elas: aberta, fechada, saturada, insaturada, normal, ramificada ou de alcanos, alcenos, alcinos, ciclanos e ciclenos. Conforme os grupos acertavam a estrutura das moléculas, pontuavam. Na semana seguinte outra dinâmica foi aplicada sobre o mesmo conteúdo abordado anteriormente, hidrocarbonetos e as principais funções, onde os alunos foram separados em duplas. A atividade segue com o jogo “pife químico”, no qual as duplas formaram um trio de cartas, onde deveriam ter uma carta com a estrutura da função, outra com a nomenclatura e uma última, com alguma característica essencial. Foi observado que esta atividade didática colaborou com a fixação do conteúdo pelos estudantes, assim como também despertou o interesse dos mesmos pela Química Orgânica. Concluiu-se que o uso de estratégias lúdicas constitui-se num recurso didático para a fixação do conteúdo, impondo na sala de aula uma nova dinâmica da relação professor-aluno, estimulando a comunicação e a disputa saudável sobre o conhecimento adquirido, alimentando alguns mecanismos mentais que provocam um novo estado de ânimo e propiciando predisposição para novos desafios inerentes ao processo ensino aprendizagem.

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