CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CRIMES CIBERNÉTICOS, REDES SOCIAIS, DIREITOS AUTORAIS E PLÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Sheila Marciani Geraldo, Aline Cristina Lenz, Luhan Pietro Struecker, Viviane Muller

Resumo


A tecnologia faz parte do nosso dia a dia proporcionando inúmeras vantagens e facilidades. Porém, deparamos com assuntos que exigem cuidados e muita atenção, como os crimes cibernéticos, que constituem qualquer tipo de atividade ilegal utilizando a internet, rede pública ou privada ou um sistema de computador; as redes sociais, que são organizações formadas por grupos de pessoas conectadas por uma relação virtual; os direitos autorais de um autor e o crime de plágio, que é ato de apresentar uma obra de outra pessoa, ou parte dela, como sendo sua. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no subprojeto de Informática da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, e com o apoio do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, foi planejada e ministrada pelos bolsistas PIBID, alunos do curso de Licenciatura em Computação, uma palestra para abordar estes assuntos. Esta palestra foi proferida a várias turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o propósito de conscientizar os alunos dos perigos das redes sociais, dos cuidados com os crimes cibernéticos e com a atenção ao plágio e direitos autorais. Durante a apresentação foram exibidos três vídeos, o primeiro conscientizando sobre o bullying na escola e cyberbullying nas redes sociais. O vídeo foi discutido com os alunos e foram expostos casos que repercutiram nacionalmente. O segundo vídeo abordou os cuidados com as redes sociais, buscando esclarecer para os alunos e professores os perigos que existem em atitudes consideradas inocentes pelos usuários. Já o terceiro vídeo relatou sobre como produzir um trabalho escolar sem violar os direitos autorais, evitando o plágio. Foram detalhados os tipos de plágio e demonstrado como citar as fontes para evitar a cópia. Através dos vídeos foi possível alertar os alunos sobre os perigos e cuidados necessários diante de cada situação. Os alunos participaram muito, relatando experiências pessoais e realizando questionamentos sobre os assuntos abordados. Os professores também participaram através de questionamentos e observações direcionadas aos alunos sobre os assuntos relatados. Com base nas experiências foi possível observar que quando estes temas são abortados com uma linguagem de fácil entendimento e utilizando exemplos do cotidiano dos alunos, a conscientização ocorre de uma forma mais ampla. Esta experiência é importante tanto para a formação do aluno, como do professor, bem como para a formação do futuro docente, que enfrentará estes desafios no ambiente escolar no qual irá atuar.


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