PROJETO DE UM DINAMÔMETRO PARA MOTORES DE BAIXA CILINDRADA DO TIPO PRONY BRAKE

Vilson Vinicius Leonardi, Márlon Benvenhu, Jonas Kaercher

Resumo


O laboratório de Motores de Combustão da UNISC é muito utilizado pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica. Lá acontecem aulas práticas demonstrativas de todos os componentes que compõem os motores de combustão interna, sendo que o laboratório contém os equipamentos necessários para que ocorram as aulas de forma adequada. O intuito deste trabalho é desenvolver um projeto para a construção de um dinamômetro de Prony Brake (Freio de Prony), para motores de baixa cilindrada, a fim de proporcionar maior conhecimento aos alunos que frequentam o laboratório, bem como a utilização do mesmo para a validação de potencia e torque. Dinamômetro é um equipamento capaz de medir a força atuante de uma máquina, motor ou até mesmo caixa de engrenagem. Existem vários tipos e modelos que melhor se adaptam ao ambiente de trabalho e a capacidade desejada.Os dinamômetros podem ser classificados como de absorção de potência, onde é medida a capacidade de absorver a potência de saída do motor ao qual se encontram acoplados, sendo que a potência absorvida é dissipada como calor. Os dinamômetros de absorção de energia ou Dinamômetro de Motor, no qual se encaixam o dinamômetro de Prony Brake, Dinamômetro de Eddy, Dinamômetro Hidráulico, Dinamômetro de Freio de Corda e Dinamômetro de Corrente de Foucault, entre outros, são equipamentos que basicamente mantém o mesmo conceito e são muito utilizados para as medições de torque e potência de motores de combustão, caixa de engrenagens e turbinas, entre outros. O Prony Brake ou freio de Prony, como é conhecido, é um dispositivo simples usado como um dinamômetro para a medição de motores. Inventado há quase dois séculos, continua sendo um método confiável para a obtenção da classificação de potência de um motor. O dinamômetro Prony Brake é um dos mais simples de medir a potência de saída de um motor. Isso porque consiste na tentativa de frenagem de um motor por meio de um freio na volante ou no eixo principal, e medir o peso que um braço de alavanca, ligado a uma célula de carga, irá apoiar enquanto tenta rodar a volante. Para o projeto será utilizado um sistema de freio a disco de automóvel, com o objetivo principal de medir e quantificar tanto o torque quanto a potência de motores de baixa cilindrada e de caixas de transmissão, e será utilizado em aulas práticas e demonstrativas, bem como para a validação de equipamentos de projetos de extensão da UNISC. A construção deste equipamento, além de trazer benefícios em relação aos estudos feitos pelos alunos de Engenharia Mecânica com relação à disciplina de motores de combustão, possibilita a utilização para estudos futuros, projetos e trabalho de conclusão de curso, além do desenvolvimento de artigos e pesquisas científicas.


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