ESTRATÉGIA DE USINAGEM DO CUBO DE RODA

Augusto Pereira Siqueira, Maiquel Vinícius Zinn, Renato Vidal Dalberto, Joao Atila Moreira Florence, Fernando Sansone de Carvalho

Resumo


Para a fabricação do cubo de roda de um veiculo off-road tipo baja SAE, foi desenvolvido uma estratégia de usinagem, que consiste em utilizar um torno mecânico e um centro de usinagem, a partir de um material bruto com diâmetro de 203 milímetros e comprimento de 86 milímetros é possível fabricar dois cubos de roda, pois seu comprimento é de 38 milímetros, o problema potencial da fabricação do cubo era a fixação desta peça por possuir um diâmetro superior a 150 milímetros, não sendo possível prender esta peça na placa do torno a ser utilizado, para resolver este tipo de problema é possível fazer um pré-desbaste reduzindo o diâmetro do bruto, permitindo sua fixação no torno. Após fixar a peça no torno, esta pode ser desbastada com uma pastilha de metal duro revestido, específico para desbaste de alumínio e materiais mais macios, para evitar problemas com os assentos de rolamentos internos na peça é necessário verificar sua medida com um micrômetro interno com capacidade de medir em até um milésimo de milímetro, porém, esta ferramenta não está disponível, assim pode usar um paquímetro que possui um relógio que consegue indicar até um centésimo de milímetro, sendo que o ajuste J6, compreende em um ajuste de 3 centésimos, ou seja, a medida deve estar entre 48 milímetros até 47,97 milímetros, o que permite aferir a medida com este equipamento, outras etapas também requerem muita atenção, como um côncavo no cubo que requer a afiação de uma ferramenta especifica para este raio, mas esta ferramenta não é ideal para usinagem em alumínio 7075T6 no qual o cubo foi projetado, assim o melhor a fazer é aproximar a medida com uma ferramenta com um raio menor e quando estiver próximo da medida, troca-se a ferramenta, completando a medida do raio permitindo uma otimização no processo que poderia levar o dobro do tempo de usinagem, assim o cubo começa a tomar forma, com estas operações concluídas é necessário realizar uma operação de torneamento conhecida com faceamento, que consiste em usinar as faces da peça até que estejam planificadas e por fim removê-la do material bruto, para esta etapa, o melhor a fazer é utilizar uma ferramenta chamada bedame utilizada para abrir canais em peças, neste caso o canal serve para guiar a serra em uma operação posterior, como a serra fita não é uma máquina que garante precisão, o canal também serve para que o operador perceba se a serra realizará o corte conforme o desejado, a partir deste momento o cubo pode ser finalizado com o centro de usinagem, pois só faltam as furações e os alívios de massa, para realizar estas operações as ferramentas foram selecionadas com cuidado, pois vários aspectos devem ser observados e não apenas o diâmetro externo da ferramenta, por isso foram selecionados fresas de topo e cabeçotes com pastilha para desbaste de alumínio, qualquer ferramenta fora destas características pode causar sérios danos à ferramenta e à peça, como um possível depósito de cavaco na ferramenta, quebra da pastilha e até mesmo a criação de rebarbas que podem causar um deslocamento na peça, o que pode prejudicar suas medidas. A respeito da fixação do cubo, o melhor a fazer é utilizar placa de torno ou grampos que permitem uma perfeita fixação do cubo, se esta estratégia de usinagem for seguida rigorosamente, o operador não deve ter problemas com a fabricação do cubo de roda, pois evita estes problemas, otimiza o processo de usinagem do cubo e garante a precisão requerida.


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