O MUNDO VIRTUAL ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO

Viviane Muller, Cleber Meotti, Marcia Kniphoff da Cruz

Resumo


O mundo que é apresentado às crianças da atualidade é diferente do que as gerações anteriores viveram, pois nesse novo tempo a sociedade avança, cada vez mais rápido, em busca de conforto e bem-estar. Desse modo, muitos desafios são postos no contexto da educação, em que os educadores precisam reinventar a cada momento. A necessidade de adaptação do ser humano ao mundo permanece a mesma, mesmo com diferentes meios externos que caracterizam as invenções dos dois últimos séculos desenvolvidos pela humanidade. Nesse mundo que oferece tantas opções, é necessário que os princípios básicos e tarefas essenciais para a formação de um bom cidadão sejam incentivadas já na escola. Para contribuir com esta finalidade o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, financiado pela CAPES, oportuniza aos estudantes de licenciatura experiências nas escolas de educação básica. Através do PIBID, os estudantes de licenciatura têm a oportunidade de mediar a aprendizagem e auxiliar na formação de crianças e jovens. Com essa perspectiva o Subprojeto de Informática PIBID/UNISC atua em diferentes frentes em doze escolas do município de Santa Cruz do Sul, apresentando aos estudantes e professores dos educandários novas possibilidades de se trabalhar com atividades, ferramentas computacionais e softwares educativos. Na Escola Estadual de Ensino Médio Estado de Goiás são desenvolvidas juntamente com os professores titulares, no laboratório de informática, atividades de oficina e monitoria com estudantes das turmas de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I. Com essas atividades objetiva-se demonstrar aos estudantes conceitos básicos da utilização correta dos computadores e da rede Internet, para que sejam ferramentas saudáveis à formação. Nas oficinas são trabalhadas atividades de criação e desenvolvimento de projetos, usando programação por meio de duas ferramentas, o FMSLogo e o Scratch 2.0 que possibilitam à criança desenvolver, por meio de comandos de programação, ambientes virtuais criativos e animados, exercitando o pensamento lógico. Nas monitorias, a atividade desenvolvida no primeiro semestre foi de pesquisa de temas relacionados ao estudo curricular e de desenvolvimento de texto em editor de texto. Objetivou-se com essas atividades retomar com os estudantes a habilidade de pensar e desenvolver mentalmente textos em forma de redação, a partir de temas diversos trabalhados em aula. Por mais que atualmente as crianças e jovens estejam inseridos no mundo virtual de maneira intrínseca, os mediadores de suas formações precisam auxiliá-los a utilizarem, sempre com consciência, todas as ferramentas disponíveis, para potencializar o aprendizado, pois esse prevê um roteiro previamente estabelecido e necessário ao processo de escolarização. Neste sentido observa-se a importância do PIBID, que oportuniza aos estudantes de Licenciatura em Computação essa experiência em sala de aula, com a comunidade escolar e na relação universidade – escola.


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