ENSINANDO A HISTÓRIA DAS GUERRAS DE OUTRAS FORMAS

James Lacerda Ferreira, Iury Natan Schmidt, Olgario Paulo Vogt

Resumo


Observando o estudo da história, ao longo do tempo, com todos os limiares da historiografia brasileira e mundial, bem como da didática para aplicação em sala de aula, propomos, após termos as aulas liberadas pelas professoras titulares, uma proposta diferenciada para melhor compreensão do conteúdo pelo aluno. Propor uma nova forma de ensino aos alunos, que faça com que os estes tenham mais interesse e avidez pelo ensino e conteúdo da História, realizados na Escola Duque de Caxias, foi algo desafiador diante do ensino tradicional de História que ainda prepondera. O estudo dos conteúdos propostos em sala de aula, bem como as pesquisas realizadas pelos alunos foram organizadas em grupo/conjunto com a professora e os alunos, e realizadas durante o corrente ano na Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias. Buscando uma maior reelaboração do conteúdo e a resolução de problemas históricos, foram utilizadas estratégias pedagógicas diferenciadas no estudo sobre os dois grandes conflitos do século XX: a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial. Para maior interesse dos alunos e rompimento de barreiras tradicionais da educação, foram elaborados grupos que receberam bandeiras de países participantes das duas guerras mundiais. Quando foi trabalhada a Primeira Guerra Mundial, dividiu-se os alunos em blocos beligerantes da guerra, com cada um selecionando seu país, para que os mesmos pudessem perceber como houve as divisões e como cada nação escolheu seu lado no conflito. Quando a aula envolveu a Segunda Guerra Mundial, dividiu-se os alunos em duplas, também com escolha de seus países, para um estudo de caso detalhado de cada nação. A partir daí, foram realizados mini resumos sobre o contexto histórico de cada país integrante. Além disso, cada grupo confeccionou um jornal sobre o contexto do país que cada grupo representava. Dentro do tema da Segunda Guerra Mundial, os alunos também representaram um determinado país envolvido na guerra, participando de um atividade cênica que teve como título “E se a Segunda Guerra Mundial fosse uma briga de bar?” Os alunos, com os respectivos países, realizaram suas encenações em sala de aula, de acordo com a narrativa proposta na atividade em grupo. Professores e alunos classificaram como positiva a proposta realizada em sala de aula pelos grupos. Os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente na dinâmica proposta, como também nos trabalhos apresentados, mostrando entendimento do conteúdo trabalhado. A atividade proposta pelos bolsistas com a participação das professoras titulares se mostrou eficaz no contexto didático e no conhecimento adquirido em sala de aula pelos alunos. As consequências das propostas realizadas pelos dois bolsistas e as professoras forneceram um maior conhecimento sobre os seus próprios alunos e das propostas que trazem maior imersão e interesse à participação dos alunos do que as aulas tradicionais. Acreditamos que aulas envolventes como as atividades realizadas sobre a Primeira Guerra Mundial e sobre a Segunda Guerra Mundial permitem que os alunos se coloquem como produtores de sua própria História.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.