INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE RESINA EM UM COMPÓSITO LAMINADO SANDUÍCHE

Tarcisio Reolon Gelaim, Josué Fernando Neumann, Lara Justine da Silva, Fabrício Egert, Jorge Luiz Rodrigues Marques

Resumo


Materiais laminados têm sido utilizados na fabricação de aeronaves, principalmente por sua alta eficiência estrutural (capacidade de carga em função de peso da estrutura) e tal fato requer estudos mais aprofundados para chegar a materiais melhores e aprimorados. Diversos estudos já foram feitos nessa área pelos bolsistas de extensão do projeto Aerodesign da UNISC, mas sempre variando fibras e núcleos, não a resina. O principal objetivo desse trabalho é o de efetuar diferentes variações de resina em estruturas-sanduíche compostas por lâminas de fibra de carbono nas extremidades revestindo um núcleo menos denso de madeira-balsa 1/8". Uma das análises requeridas consiste na análise das curvas de tensão e deformação, bem como análise do modo de falha do material, que é desejado pelo rompimento da fibra de carbono e não por compressão do núcleo. Outra avaliação a ser feita consiste na verificação de características ortotrópicas do material, comportamento da propagação da fibra até o rompimento, visando mapear erros e gerar soluções na construção das amostras. Utilizou-se um sistema de laminação manual (no qual se aplica com um pincel e de forma gradativa ao longo da chapa selecionada) com cura a vácuo (sistema de bolsa-feira para reter o ar e gerar um vácuo que ajuda a pressionar a peça, distribuindo a pressão de forma mais homogênea e impedindo que a resina fique em bolhas ou locais ruins), com uma bomba de 6cfm. Para a laminação das amostras foi feito um sistema de controle de processo com peso de todos os componentes antes e depois do processo, para verificar qual a porcentagem de resina iria ficar retida no processo (pincel, plástico, copos). Os corpos de prova foram cortados de uma chapa grande feita com o intuito de se manter homogênea a aplicação de resina ao longo da chapa. Todos os membros utilizados para a laminação da chapa foram instruídos e treinados em conjunto para que o resultado fosse o mais coerente possível, através de um trabalho em equipe qualificado. Os resultados analisados mostraram uma variação muito pequena na resistência mecânica das amostras, em função de que o sistema por si só removeu a quantidade de resina suficiente para que ficassem com a densidade e a mesma resistência, ou equivalente. Para trabalhos futuros pretende-se variar a resina disponível para outras combinações de material compósito em estrutura-sanduíche, como com fibra de carbono em trama twill, fibra de aramida, núcleo de divinycell H60, honeycomb de aramida, entre outros. 

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