DESENVOLVIMENTO DE JOGO COMPUTACIONAL PARA APOIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA MOTORA

Gabriel Gonçalves Proença Calderaro, Beatriz Lux

Resumo


Baseado no fato de que o mercado dos games movimentou no país R$ 900 milhões em 2015, tornando-o cada vez mais atraente e competitivo, e que este mundo não chega com a mesma força para todos os públicos, a grande maioria dos jogos é pensada para pessoas que não apresentam desabilidades, e, assim, tornando mais difícil para o público que necessita de alguma ajuda especial jogar no mesmo nível que os demais. Este trabalho dá continuidade ao projeto que se iniciou em 2012, “Jogo computacional para Apoio a Pessoas com Paralisia Cerebral”, que visa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, buscando alavancar os estudos nesta área, para que seja cada vez mais normal encontrar jogos que atendam a mais públicos e estilos de vida. Assim, o objetivo do trabalho é desenvolver um jogo acessível a usuários com deficiência física motora, de modo que o usuário possa adaptá-lo à sua necessidade especial. As fontes de pesquisa para a busca de materiais foram livros, artigos, documentação e notícias em jornais e revistas. Uma pesquisa exploratória e descritiva, conforme a necessidade de levantamento bibliográficos das fontes de pesquisa e o aprofundamento teórico dos conceitos referentes a jogos para pessoas com deficiência física motora. A modelagem do sistema será feita em duas etapas. A primeira será finalizar o jogo para uma versão sem as formas de adaptação para usuários com deficiência; a segunda etapa será inserir funcionalidades para tornar o jogo adaptável a usuários com deficiência física motora. Quanto à natureza, a pesquisa será qualitativa, pois se pretende aplicar o jogo a pessoas sem e com deficiência física motora para analisar os resultados de qualidade atingidos. Para a validação do jogo como estudo de caso, ele será disponibilizado a usuários com deficiência física motora, considerando que será necessário que o ambiente de validação não contenha controladores defeituosos (mouse e teclado), como teclas esmagadas, ou áudios defeituosos. No contexto deste trabalho, foi realizada uma entrevista com um aluno do curso da Ciência da Computação que apresenta deficiência física motora. Após apresentar o jogo em desenvolvimento, apresentando desafios e algumas imagens do cenário, iniciamos a entrevista com perguntas sobre o jogo, dificuldades e sugestões baseadas na experiência do entrevistado sobre o mundo dos games, e assim, sendo notório o seu entusiamo com a ideia de existir um trabalho voltado para pessoas com desabilidades. 


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