PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: AÇÕES DE PROMOÇÃO EM SAÚDE POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Andríeli Taís Kila, Anelise Miritz Borges

Resumo


Introdução: A escola é um espaço privilegiado para o encontro da educação e saúde, sendo uma área para convivência social e que propicia o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde através do viés da educação integral. No Brasil, o Programa Saúde na Escola – PSE foi instituído em 5 de dezembro de 2007, sendo regulamentado pelo decreto nº 6.286. O enfermeiro é um facilitador do processo de promoção das ações em saúde, proporcionando a criação de espaços de educação em saúde na escola, cujos princípios norteadores compreendem a vida, a solidariedade, a equidade e a cidadania e também uma série de estratégias que visam concretizar a cooperação e as parcerias. Objetivo: Relatar a ação educativa em saúde conduzida por acadêmicos de enfermagem, sobre higiene corporal e pediculose integrada ao Programa Saúde na Escola. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, conduzido no primeiro semestre de 2018, em uma escola municipal de ensino fundamental, no município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. O trabalho de educação em saúde foi conduzido por acadêmicos e docente vinculado à disciplina de Saúde Coletiva II, do sétimo semestre, do Curso de Enfermagem, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Após o contato da professora com a direção da escola, para propor uma ação educativa em saúde, a equipe diretiva solicitou que fossem abordados os alunos do pré-escolar e do primeiro ano do ensino fundamental do turno da manhã, com o total de 55 alunos e também para os pais ou responsáveis dos mesmos. Os temas solicitados pela direção da escola foram: higiene corporal, pediculose e escabiose. Resultados: A ação foi realizada no mês de junho de 2018, no turno da manhã e contou com a presença de 38 alunos, sendo 20 meninos e 18 meninas e de duas professoras das turmas e a supervisora da escola, junto ao auditório da escola. Foram utilizados fantoches e vídeo frente ao tema pediculose, já sobre higiene corporal, usada a técnica expositiva dialogada com power point e a dinâmica da caixa preta, que continha a luz negra e contribuía de forma lúdica, na identificação da higiene frente o uso do álcool gel sobre as mãos das crianças, surpreendendo os alunos com o resultado, pois a higiene das mãos não se mostrava efetiva. Os alunos apresentaram-se interessados pela ação proposta, dialogando sobre os temas, com ênfase na transmissão do piolho e a frequência do banho. Para a atividade aos pais das crianças, esta foi conduzida no final da manhã, para seis deles, no momento em que realizavam a busca dos seus filhos. Foi apresentado o conteúdo da pedículose através de power point e também os 10 passos para uma higiene saudável, não havendo muitos questionamentos pelos interessados. Conclusão: É importante fortalecer as relações entre a comunidade, escolas e unidade de saúde, esse vínculo permite a realização de ações voltadas à educação em saúde, promoção e prevenção, ampliando a adesão e disseminando informações. É significativa a presença do enfermeiro no ambiente escolar, para promover a saúde, educação e para disseminar conhecimentos e informações sobre saúde, proporcionando qualidade de vida aos escolares e comunidade.

 


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