A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO MECANISMO DE DIFUSÃO DO PROJETO CONEXÃO ESCOLA E UNIVERSIDADE: SUJEITOS, AÇÕES E SABERES

Eduarda Marina Pereira, Vitor Augusto Vogt, Leonard Siqueira Barbosa, Hélio Afonso Etges

Resumo


Em toda a região de abrangência da Universidade de Santa Cruz do Sul, existem jovens em situação de vulnerabilidade social, aos quais o projeto “Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes” busca levar novas experiências educacionais que complementam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, agregam mais qualidade ao aprendizado e ampliam suas perspectivas relacionadas à educação. O “Conexão” é efetivado por 15 bolsistas que cursam 8 diferentes graduações e propõem atividades dentro de suas áreas de conhecimento, orientados por docentes de seus respectivos cursos. Na área da Comunicação Social, estão envolvidos 3 bolsistas, vindos das habilitações Publicidade e Propaganda, Produção em Mídia Audiovisual e Relações Públicas, que têm como principal função auxiliar na organização, divulgação e tabulação dos dados de todas as ações do projeto. No primeiro semestre de 2018 foram realizadas 49 atividades como palestras, oficinas e ações temáticas em escolas das redes de ensino privada, municipal e estadual. Desse total, os bolsistas da comunicação colaboraram com 45 e ministraram 4 oficinas. Essa colaboração se deu por meio da organização de informações através da tabulação de dados e análise dos resultados com o intuito de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido, da divulgação das diversas atividades por meio de peças gráficas digitais e impressas e da interação com os alunos mediante postagens em redes sociais relacionadas às atividades do projeto e por diálogos informais durante os eventos. Estas funções começam a ser realizadas com cerca de um mês de antecedência para cada atividade, partindo da elaboração dos assuntos abordados e dinâmicas a serem utilizadas, a ordenação destas informações e a formulação de peças para divulgação formal, terminando alguns dias depois, com a postagem de imagens captadas durante a ação, que resultam na identificação dos alunos e escolas por si e por terceiros, e a consequente aproximação do projeto com este público. Este conjunto de ações ainda está aliado à coleta de dados gerais da escola e da avaliação de cada atividade pelos alunos, cujo movimento possibilita ao projeto identificar, em curto ou longo prazo, problemas a serem resolvidos bem como pontos positivos de sua atuação. Nesta fase inicial, buscamos incrementar o interesse das escolas em participar das ações promovidas, assim como melhorar a comunicação entre os bolsistas e divulgação interna de informações pertinentes a todos, através da mensuração de dados tabulados em planilhas. Além disto, foram realizadas oficinas de fotografia, visando incentivar os estudantes a desenvolver suas habilidades criativas em uma atividade multidisciplinar, ligada também à conscientização do grupo discente em relação à preservação do meio ambiente. Em suma, a comunicação é algo fundamental no processo de desenvolvimento do projeto “Conexão” e que permeia todo o conteúdo produzido e transmitido por meio das atividades oferecidas, criando um canal de informações entre Universidade e Escolas, formulando respostas claras e objetivas ao público de interesse e buscando evitar ruídos e falhas neste processo comunicativo. Neste sentido, a comunicação social cumpre seu papel como uma das engrenagens que movem o “Conexão”, contribuindo para a interlocução entre todos os sujeitos que fazem o projeto e ajudando a construir uma iniciativa sólida, mas que sempre se desenvolve e se renova, buscando impulsionar seus participantes a fazerem o mesmo.

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