ESTUDO SOBRE A NECESSIDADE DE TREINAMENTO DOS COLABORADORES DAS EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO NA CIDADE DE MONTENEGRO-RS

Marta Betina Graf, Ione Sardão da Silva

Resumo


Com objetivo de estudar o comércio da cidade de Montenegro, em especial levantar a necessidade de treinamento e, até que ponto esta necessidade é realmente oferecida aos funcionários, pelos seus empregadores foi realizada uma pesquisa. O município de Montenegro pertence ao Vale do Caí, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul (RS). Esta pesquisa em relação à abordagem foi do tipo quali-quantitativa, ao objetivo optou-se pela pesquisa exploratória e descritiva e, em relação aos procedimentos técnicos tem-se a pesquisa documental e bibliográfica. Participaram da pesquisa, 24 (vinte e quatro) empresas, representando 31,58% do total de empresas que participaram da pesquisa. O trabalho justifica-se pela necessidade de capacitação dos funcionários das empresas no município de Montenegro, principalmente na área do comércio. Constatou-se na pesquisa que a qualificação mais próxima facilitaria muito as empresas e empregados evidenciando-se que a capacitação é desenvolvida pelo Setor de Recursos Humanos das empresas, que estuda a necessidade e o tipo mais adequado de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. O estudo é interessante para as empresas comerciais de Montenegro, pois envolve um questionamento sobre como funciona o treinamento para seus funcionários. Em algumas delas, é possível notar que não há planejamento de treinamento e nem conhecimento, por parte do gestor, dessa área tão importante. Na parte comercial, assim como nas demais, o melhor preço já não é mais o suficiente para atrair e fidelizar o consumidor. A pesquisa foi interessante, porém, a taxa de retorno de 31,58% foi o suficiente para ser validada, embora a expectativa fosse de um percentual maior. Outro aspecto a destacar é que a maior parte do comércio ainda, não percebe o quão importante é capacitar seu quadro de funcionários, no qual muitas vezes o gestor considera o treinamento um custo e não um investimento. Os gestores encontram algumas dificuldades para realizar o treinamento com seus funcionários e, dentre elas foram citadas a falta de aderência espontânea dos colaboradores à capacitação, encontrar um bom palestrante ou instrutor, a disponibilidade financeira, também foi um problema mencionado por algumas empresas. Embora algumas dificuldades tenham sido apontadas na pesquisa, e uma porcentagem de empresas que não realizam treinamento para seus colaboradores, as que o realizam parecem ter uma visão de futuro e percebem a importância e real necessidade de treinamentos constantes. Neste sentido, registra-se que o treinamento é importante porque além de tornar o funcionário mais confiante em si, já que teve um aprendizado e domina as especificações do produto ou do serviço que está ofertando, o resultado positivo das vendas pode ser considerado uma simples consequência para a empresa. E com isso, já é possível notar que a capacitação das pessoas poderia ser realizada de forma contínua, principalmente na aplicação dos 4Ps de marketing, durante os treinamentos, oferecidos pelas empresas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.