CARTILHAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ‘PROJETO CONEXÃO’

Cristiane Bohnen, Marcia Adriana de Oliveira

Resumo


O trabalho consiste no ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, tendo como objetivo a construção de um processo de aprendizagem de Matemática para os primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como apoio pedagógico as atividades lúdicas. Sua consolidação se deu por meio da elaboração de uma cartilha de atividades compatíveis para o nível de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. O material aborda a temática da construção do número, de forma simplificada, através de diferentes atividades, que são apresentadas por seis personagens que contam um pouco das suas contundentes histórias representadas pelos sinais de adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e o sinal da igualdade. Entre as atividades, destacam-se os conteúdos mais abordados no primeiro ano do Ensino Fundamental, como o reconhecimento do numeral, sua escrita por extenso e sua quantificação. O entendimento que se chega, a partir das atividades descritas na cartilha, é a de que possibilitam o benefício do lúdico como uma forma de estimular a exploração em busca de respostas e não apenas uma forma de entretenimento, permitindo que o conhecimento seja construído com gosto e de maneira imperceptível, aprimorando os conhecimentos prévios, e abrindo campo para novos, de maneira que seja prazeroso e acessível assimilar os conteúdos mais complexos da Matemática. A aplicação e validação das atividades que integram a cartilha, ocorrerão junto a estudantes do Curso Normal/Ensino Médio. Cada avaliador receberá uma cartilha e emitirá um parecer com base em questões objetivas e dissertativas elaboradas pela equipe. Após, pretende-se aplicá-las em turmas de primeiro ano dos anos iniciais. Com o objetivo de implantar um processo compartilhado de ações extensionistas, a partir do princípio da reflexividade, direcionado para ações construídas a partir de práticas interativas e democráticas, visando novas estratégias de acesso ao conhecimento, de inserção e inter-relações entre Universidade e comunidade escolar. O Programa UNISC Escola, ligado à Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, da Universidade de Santa Cruz do Sul, desenvolve diversas ações elencadas de extensão. No projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, o qual visa promover práticas integradas entre as várias áreas do conhecimento, aproxima diferentes sujeitos e saberes. As ações do projeto estão estruturadas a partir de três eixos, sendo elas ações que visam à promoção e o exercício da cidadania no ambiente escolar, ações voltadas à criação de um processo de interação entre Universidade x Escola x Comunidade, compartilhando conhecimentos e ações voltadas a instrumentalizar a comunidade escolar sobre a importância da qualificação continuada para a construção de uma sociedade capaz de pensar e articular estratégias de enfrentamento e superação de questões sociais.  A presente atividade se refere ao segundo eixo, tendo como foco; ações voltadas à criação de um processo de interação entre Escola e Universidade, através de oficinas, visitas didáticas, palestras, produção de material didático e afins da Educação Básica. 


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