ALGORITMO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ROTEAMENTO COM JANELA DE TEMPO E CARREGAMENTO BIDIMENSIONAL EM VEÍCULOS

Henrique Jung de Carvalho, João Carlos Furtado

Resumo


A presente investigação tem como tema a otimização de problemas de roteamento e carregamento de veículos. O problema de pesquisa busca o desenvolvimento de um algoritmo com janela de tempo para auxiliar a mudança do trajeto de um veículo de carga, em virtude da constatação do tempo de expediente de cada cliente da rota, estabelecendo um caminho que obedeça às restrições de tempo. A relevância do trabalho relaciona-se com as questões de distribuição física e logística que permeiam os sistemas de roteamento e carregamento. Estes temas articulam-se a outros, não menos importantes, de dimensões ambientais e econômicas, posto que demandam o dispêndio de recursos. Atualmente, os investimentos em logística de transportes no sentido de diminuir custos e aumentar a rentabilidade, demandam estudos neste sentido, posto que quase 60% da movimentação de cargas em território brasileiro é realizada por meio rodoviário. Outra questão relevante é adição do problema de janela de tempo, na qual cada cliente tem um horário específico (e muitas vezes diferente um do outro) para recebimento de cargas. Então, as rotas devem levar em consideração o horário de atendimento de cada estabelecimento, de forma a contemplar as suas necessidades. Este problema já preocupa os pesquisadores há muitas décadas. Desta forma, o tema chama a atenção, para o qual acredita-se que é possível colaborar, propondo, como objetivo geral, um algoritmo dinâmico de carregamento bidimensional de veículos e roteamento com janela de tempo, o qual poderá auxiliar na otimização das rotas. Trata-se de uma pesquisa de metodologia aplicada, ainda não concluída, a qual os seguintes objetivos específicos: a) ampliar o estudo sobre o tema por meio de levantamento bibliográfico acerca dos descritores: roteamento e carregamento bidimensional; roteamento com janela de tempo; 2L-CVRP (Two-Dimensional Capacitated Vehicle Routing Problem); b) discorrer sobre os métodos de solução do problema de roteamento e carregamento; c) desenvolver algoritmo eficiente de roteamento e carregamento para veículos que permita o cumprimento da rota com as limitações de tempo e com um dos caminhos mais curtos. Supondo que um veículo de carga deve fazer entregas para vários clientes que apresentam horários de funcionamento diferentes, isto se torna problema em sua rota. Desta maneira, a proposta desta pesquisa é a de um algoritmo capaz de programar a rota a partir de um ponto levando em consideração o horário comercial de cada destino. Tem-se, com esta programação, a pretensa otimização dos recursos, já que fornecedores e/ou receptores da(s) mercadoria(s) também poderão (re)programar-se.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.