DESENVOLVIMENTO DE JOGO ELETRÔNICO COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO À QUESTÃO DO LIXO NO MEIO AMBIENTE

Rangel Fernando Ebert, Viviane Müller

Resumo


A abordagem e busca de soluções para os problemas ambientais ganhou força nos últimos anos, em função das ameaças ao meio ambiente. Desmatamento, poluição do ar, dos rios, dos oceanos e do solo são os problemas que mais preocupam os ambientalistas. O lixo tem uma contribuição significativa para que esses problemas ocorram, causando enormes impactos sociais e ambientais. A conscientização da população é imprescindível e, nesse sentido, existem vários projetos sendo executados, porém, somente eles, não atingem os resultados esperados. Com isso, faz-se necessário pensar estratégias inovadoras e divertidas para colaborar na conscientização da população sobre os malefícios causados pelo descarte irresponsável do lixo. Afinal, a maior parte dos problemas ambientais decorrem de ações humanas. Nesse sentido, como forma de transmitir informação e auxiliar na conscientização da população sobre esse problema, pensou-se na utilização de um serious game, um jogo com enfoque educacional, indo além de apenas entreter. O jogador vivencia experiências a cada interação do mundo virtual do jogo, que permite a ele aprender jogando. O jogo está sendo desenvolvido a partir de objetivos bastante claros, com personagens e cenários em uma história envolvente. No jogo, o jogador poderá escolher quais atitudes deve tomar em relação ao meio ambiente, tomando consciência dos efeitos negativos que o descarte e manuseio incorreto do lixo podem causar. Essa tática de conscientização visa impactar nas ações do cidadão em seu dia-a-dia, mostrando a importância das suas atitudes frente às pessoas e ao mundo. Em sua essência, os jogos envolvem e divertem o usuário, provocando o interesse, através de suas interações e desafios. O aprendizado se dá pela descoberta do jogador enquanto interage com o mundo fictício. O ambiente livre dos riscos reais incentiva o jogador a tomar decisões, boas ou ruins, e sofrer as consequências, respectivamente boas ou ruins, a cada interação com o jogo. A utilização de jogos como forma de aprendizado tem sido aplicada com uma frequência maior nos últimos anos pois, quando bem elaborados e utilizados, são excelentes ferramentas de ensino pelo seu efeito motivador. Existem outros trabalhos semelhantes relacionados ao uso de serious games com sucesso para seus respectivos objetivos propostos. Pensar em formas diferenciadas para os problemas sociais e ambientais são atitudes que podem ser cruciais para o nosso futuro e os relatos inspiradores de que os serious games colaboram para o aprendizado, serviram de base para a realização deste trabalho.

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