DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL DE UMA EMPRESA DO RAMO METALÚRGICO

Ana Luísa Junges, Patricia Kothe

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido em uma empresa que produz peças de ferro fundido, localizada na Região do Vale do Rio Pardo. Possui como objetivo analisar a empresa em relação à gestão organizacional. Tendo como objetivos específicos realizar uma análise do ambiente organizacional a partir de entrevistas, documentações e observação pessoal; fazer um levantamento do ambiente interno e externo da organização; elaborar a matriz SWOT, fazendo um levantamento dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da organização. A pesquisa realizada mostra a organização em seu todo, sendo escolhida por possibilitar o acesso às informações e observações necessárias para a conclusão da análise. Em uma organização, existem vários fatores que influenciam seu mercado. Fatores internos e externos acabam trazendo um cenário de grandes oportunidades de crescimento ou de tomadas de decisões. Desta forma estes fatores devem ser constantemente monitorados, a fim de conduzir a organização da melhor forma possível. Para atingir o objetivo deste diagnóstico empresarial foi realizada uma abordagem qualitativa descritiva exploratória utilizada para descrever sobre um determinado problema, a fim de explorá-lo, para trazer uma investigação mais precisa. As áreas analisadas foram comercial, técnica, produção e administrativa. Sendo realizadas entrevistas com ao menos um colaborador de cada setor, sendo o líder ou aquele que conhecia todos os objetivos e projetos do setor. Após realizadas as análises e levantamentos do ambiente interno e externo foi possível elaborar a matriz SWOT, e se pode concluir que a empresa possui posição consolidada de mercado através de muitos anos de atuação e bom relacionamento com stakeholders. Há grandes oportunidades de mercado para dar continuidade aos negócios e expandir nos mercados já atuantes. Além disto, a organização possui uma grande variedade de produtos, podendo atuar em vários mercados. Assim, a organização não fica dependente de um só ramo. Também possui fidelidade de muitos clientes, em função de possuir seus moldes para a produção de peças. Grande parte destes clientes sempre possuem pedidos em carteira, e realizam os pagamentos em dia, já que dependem do fornecimento da mercadoria. A organização em um todo é bem estruturada, possui licença ambiental, cerificação de qualidade, realiza exportações, além de fazer uso de ferramentas de planejamento estratégico. Pode-se observar que está alinhada para dar continuidade ao seu crescimento e melhorar seus pontos fracos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.