FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHO COM INFORMÁTICA E FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO NA ESCOLA

Tainã Ellwanger Tavares, Marcia Kniphoff da Cruz

Resumo


Informática Aplicada à Educação é uma disciplina que, com base no estudo de métodos cognitivos de aprendizagem, busca entender como o cérebro recebe e processa novas informações e, consequentemente, como as pessoas aprendem quando em contato com ferramentas computacionais. Com embasamento de vários autores e teorias como a teoria do Construtivismo de Jean Piaget, que envolve assimilação, acomodação e adaptação, a disciplina trabalha ferramentas com grandes possibilidades de utilização que, se inseridas em ambiente escolar, podem auxiliar e complementar a educação e realização de atividades e desafios em sala de aula. Por meio do estudo e uso de softwares livres e gratuitos, a disciplina oferece diversas opções de ferramentas que podem ser utilizadas com estudantes, em escolas. Partindo do fato de que a maioria das escolas brasileiras não possuem infraestrutura adequada ou acesso à internet, grande parte das ferramentas abordadas na disciplina não necessitam deste acesso para serem utilizadas; a disciplina inclusive, incentiva o uso de jogos desplugados que fomentam o desenvolvimento da lógica computacional. Através de atividades em grupo ou individuais, a disciplina desafia seus alunos a pesquisar e entender o funcionamento de softwares específicos para que, em seguida, cada grupo apresente ao restante da turma a ferramenta estudada, demonstrando seu funcionamento e realizando atividades para exemplificar seu uso. Um dos softwares estudados na disciplina foi o Scratch, uma ferramenta gratuita voltada ao ensino de conceitos matemáticos e computacionais. O Scratch é uma ferramenta que não exige do usuário o conhecimento de nenhuma linguagem de programação específica. Ele possui diversas opções de criação, como a adição de personagens, cenários, sons, e balões de texto, possibilitando ao usuário a criação de algoritmos que se transformam em diversas atividades educacionais, para as mais variadas áreas de ensino. Em paralelo é trabalhado o que é Computação Desplugada, ou seja, atividades com jogos físicos e materiais impressos, que desenvolvem a capacidade de resolução de problemas envolvendo três pilares do Pensamento Computacional: Análise, Abstração e Automação. Outro software trabalhado foi o HotPotatoes, que possibilita a criação de exercícios de palavras cruzadas, análise de sentenças, múltipla escolha, preenchimento de lacunas e associação de texto com imagens. Os exercícios desenvolvidos no HotPotatoes são compatíveis com todos os tipos de navegadores, permitindo que as atividades sejam publicadas na internet ou, simplesmente, executadas no navegador. Além disso, foram trabalhadas outras temática como: Computação Assistiva, conceitos básicos da Educação a Distância, Práticas Seguras na Internet, Meio Ambiente e Lixo Eletrônico. A disciplina é voltada a complementar e demonstrar formas diferentes de se abordar os mais variados temas em sala de aula, através da Informática e da Computação, oferecendo aos futuros professores ambiente para reflexão teórica e diversas ferramentas que podem ser utilizadas para incrementar as aulas e auxiliar o estudante na compreensão dos temas trabalhados.  


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