PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE "ACESSIBILIDADE" NO PORTAL C@THEDRA
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5608Palavras-chave:
Acessibilidade. Ensino Superior. Portais eletrônicosResumo
A eliminação de barreiras de acessibilidade, que impedem e/ou dificultam o acesso à Educação Superior, ganha destaque na atualidade. Esta pesquisa objetivou retratar o conceito "acessibilidade" nas produções científicas brasileiras dos últimos dez anos. Foi realizada uma varredura no portal da C@thedra, sítio eletrônico da UNESP, o qual disponibiliza resultados de estudos de Mestrado e/ou Doutorado apresentados nos programas de Pós-Graduação da instituição. O levantamento permitiu identificar 66 materiais, sendo 22 teses e 44 dissertações. Do montante dos materiais, 38 foram selecionados para análise, sendo 10 teses e 28 dissertações. Os resultados indicam que as produções científicas versaram sobre acessibilidade arquitetônica, metodológica, comunicacional, programática, seguida de poucos trabalhos que fizeram referência à acessibilidade na perspectiva atitudinal e/ou instrumental para abordar o tema deficiência. Embora tais achados ainda sejam pouco expressivos, diante do total de produções acadêmicas disponíveis na base eletrônica, isso mostra que a temática vem ganhando expressão junto à comunidade científica.Downloads
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Publicado
2015-11-04
Como Citar
Silva Cantarelli Branco, A. P., Pereira Leite, L., & Sartoreto de Oliveira Martins, S. E. (2015). PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE "ACESSIBILIDADE" NO PORTAL C@THEDRA. Barbarói, 242-260. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5608
Edição
Seção
Artigos
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