Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Barbarói?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES DE FORMATAÇÃO E CONTEÚDOS E ITENS NECESSÁRIOS À PUBLICAÇÃO DE ARTIGO

Observação: Todas as informações constantes abaixo foram extraídas da obra Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dos autores Clarice Agnes e Inácio Helfer, Professores da Universidade de Santa Cruz do Sul, cujo link para download disponibilizamos abaixo aos autores interessados em publicar seus artigos neste periódico;

http://www.unisc.br/portal/upload/com_editora_livro/e_books_normas.pdf

O texto abaixo é apenas um suporte metodológico, na medida em que se apresentam os requisitos formais para o acolhimento de artigos submetidos aos expedientes editoriais de avaliação para publicação.

1 Requisitos Gerais:
a) Folha: A4
b) Fonte: Times News Roman; 12
c) Espaçamento: 1,5
d) Citação de Obra, Documentos e Literatura: Sistema Autor/Data
e) Numeração de páginas: Todas as folhas devem ser numeradas na margem superior direita com numeração corrida.
f) Margens:
I – Superior: 3,0 Cm;
II – Inferior: 2.0 Cm;
III – Esquerda: 3,0 Cm;
IV – Direita: 2,0 Cm.

2 Elementos Textuais:

a) Primeira página: além do início do texto, deve conter o título do trabalho seguido por resumo, sem identificação de autoria
b) Título: Caixa alta (maiúsculo), negrito, centralizado;
Observação: em Português ou Espanhol, sempre acompanhado da tradução para o Inglês;
c) Resumo, Resumèn, Abstract: Caixa alta (maiúsculo), negrito, centralizado, um único parágrafo, seguido do item Palavra-Chave em Caixa baixa e negrito;

Observação: Os mesmos deverão iniciar com o título do trabalho nos respectivos idiomas e conter, no máximo, 250 palavras, de 3 (três) palavras-chave.

d) Subtítulo: Caixa baixa (primeira letra maiúscula), negrito, alinhado à margem esquerda;
e) Referências: Caixa alta (Maiúsculo), negrito, alinhado à margem esquerda (ver abaixo as normas para as referências de obras)
f) Citações diretas:
I - Com menos de 3 linhas: Fonte 12, entre parênteses, sem negrito ou itálico, a não ser que estes constem originalmente no texto citado.
II- Com mais de 3 linhas: Fonte 10, sem parênteses, sem negrito ou itálico, a não ser que estes constem originalmente no texto citado.


3 Sistema de Citação Autor-Data
a) Breve exposição do sistema de chamada autor-data

Neste sistema, a fonte da citação aparece no interior do próprio texto, com a indicação do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) ou nome da entidade responsável, seguido da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, separados por vírgula, e entre parênteses quando se tratar de citação direta. No caso de citação indireta, a colocação da(s) página(s) é opcional. As "notas explicativas" podem ser utilizadas para eventuais esclarecimentos do autor do trabalho. Informações mais detalhadas sobre o sistema Autor-Data podem ser acessadas na obra que referencia este texto e que está disposta em http://www.unisc.br/portal/upload/com_editora_livro/e_books_normas.pdf.

Observa, novamente, o editor que o intuito destes esclarecimentos é apenas apresentar as condições gerais da revista, reorganizando e disponibilizando as informações extraídas da obra Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dos autores Clarice Agnes e Ignácio Helfer, Editora da Unisc, 2013.

Abaixo citamos alguns exemplos gerais de regras deste sistema de chamada.
a) nas citações com indicação de fonte entre parênteses, as chamadas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável devem ser em letras maiúsculas; se aparecerem no texto, devem estar em minúsculas.
Exemplos:

I - "Pode-se concluir que as organizações [...]estão se aperfeiçoando (SILVA, 2001, p.4)
e
II - Silva (2001, p. 4) diz que "pode-se concluir que as organizações [...] estão se aperfeiçoando"

b) as supressões são indicadas por colchetes com reticências [...]; as interpolações, comentários e acréscimos são indicados somente por colchetes [ ]; em caso de ênfase ou destaques, utiliza-se itálico ou negrito.
c) quando os dados forem obtidos por informação verbal, (palestras, debates, comunicações etc.), sinalizar entre parênteses com a expressão "informação verbal", mencionando-se os dados disponíveis em nota de rodapé.

Exemplo:
No texto:
Na Idade Média, o termo "universitas" era empregado tanto para designar a corporação de professores de uma Instituição de Ensino Superior - IES, como de uma corporação de marceneiros ou de
lavadeiras de roupas (informação verbal)
No rodapé da página: ______________________________
1 Notícia fornecida por Aloísio Ullmann na Comemoração do Festschrifft em Homenagem à A. Ullmann, Porto Alegre, em junho de 2003.

d) no caso de um autor possuir duas publicações no mesmo ano, utilizar o recurso da colocação de letras “a” e “b” do alfabeto, imediatamente após os anos de publicação da fonte que está sendo utilizada.

Exemplo:

(DERRIDA, 2001a, p. 45) e (DERRIDA, 2001b, p. 67).
As datas com as letras devem ser remetidas para a lista de referências ao final do trabalho.

Nas referências:
DERRIDA, Jacques. Posições. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2001a.
_______ . Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001b.

Observação: Não se deve colocar o "Ibidem" no Sistema Autor-Data

4 Das condições para o envio e submissão dos artigos:
a) Os originais devem ser submetidos em uma via;
b) Devem ser encaminhados ao sistema editorial da revista através do link: http://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/about/submissions#onlineSubmissions
c) Os trabalhos deverão ser elaborados em redator compatível com o software Microsoft Word, Windows XP ou versão superior
d) Os artigos podem ser escritos em Português e/ou Espanhol;
e) Aqueles artigos escritos em Língua Portuguesa, além do Resumo nesta Língua, devem possuir um Abstract escrito em Inglês e um Resumen escrito em Espanhol.
f) Os artigos escritos em Língua estrangeira, p.ex. Espanhol, devem conter um Resumo na respectiva língua e, obrigatoriamente, um Resumo (Português) e um Abstract (Inglês), conforme o caso da língua na qual está escrito o artigo.
g) Devem ser encaminhados à Revista Barbarói através do link: http://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/about/submissions#onlineSubmissions
h) Os trabalhos deverão ser elaborados em redator compatível com o software Microsoft Word, Windows XP ou versão superior.


5 Regras para a disposição dos itens de REFERÊNCIAS.
Atenção: segundo ABNT, não se utiliza mais REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA, mas somente REFERÊNCIAS.

As referências deverão estar dispostas em ordem alfabética, dentro das atuais normas da ABNT, alinhadas à margem esquerda e justificadas, obedecendo a seguinte ordem de elementos e formatação:

4.1 Livros:

a) Um autor:

COBRA, Marcos. Marketing essencial: conceitos, estratégias, controle. São Paulo: Atlas, 1988.

GLUBER, Claude. Le grand secret. Paris. Disponível em:
b) Dois autores:
LUDWIG, J. A.; REYNOLDS, J. F. Statistical Ecology. New York: John Wiley & Sons Inc., 1988.

c) Três autores
BEGON, M.; HARPER, J. L.; TOWNSEND, C. R. Ecology. Individuals, Populations and Communities. 3. ed. Oxford: Blackwell Science Ltd. 1996.

d) Quatro ou mais autores
FRANÇA, J. L. et al. Manual para normalização de 44 Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos publicações técnico-científicas. 3. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996

e) Organizador, coordenador etc.
BECKER, Dinizar Fermiano (Org.). Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1997.

f) Traduções
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. Terra dos homens. Tradução de Rubem Braga. 17. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

g)Especificação de volume
FUSER, Igor (Org.). A arte da reportagem. São Paulo: Scritta, 1996. 652 p., v. 1.

4.2 Periódicos:

SIGNO. Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 1975- .
FOLHA ON-LINE. São Paulo. Diário. Disponível em:
. Acesso em: 27 ago. 2001.

REVISTA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Brasília: Brasília Jurídica, 1997- . Mensal. CD-ROM.

4.3 Dissertações, teses, etc.

RATHKE, Fabiana Silveira. Avaliação da qualidade da água em propriedades de produtores de tabaco nos municípios de Gramado Xavier, Sinimbu e Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, utilizando bioensaios. 2001. 256 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado)–Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2001.

4.4 Congressos, conferências, encontros e outros eventos Científicos

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECO NOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1, 1980, Salvador. Anais...
Salvador: FEBAB, 1980. 350 p.

4.5 Atlas

GUASSELLI, Laurindo Antônio (Org.). Atlas temático bacia hidrográfica do arroio Carijinho. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. 1 atlas. Escalas variam.

ATLAS Mirador Internacional. Rio de Janeiro: Enciclopédia Britânica do Brasil, 1981. 1 atlas. Escalas variam.


4.6 Folhetos

INSTITUTO DE ECONOMIA INDUSTRIAL. Trabalho eproteção social: velhos problemas e novas estratégias no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: [s.n.], 1995.

4.7 Patentes

PRODUTO ERLAN LTDA. (Uberlândia-MG). Paulo César da Fonseca. Ornamentação aplicada a embalagem. C.I.10-3-6. BR n. PI 2300045, 12 set. 1983, 28 maio 1985.


4.8 Acórdãos

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de extradição. Extradição n. 410. Estados Unidos da América e José Fernandez: relator. Ministro Rafael Mayer. 21 de março de 1984. Revista Trimestral de Jurisprudência. Brasília, v. 109, p. 870-879, set. 1984.

4.9 Legislação (leis, decretos, portarias, medida provisória, códigos)

BRASIL. Decreto-Lei n. 2423, de 7 de abril de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 126,46 Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos n. 66, p. 6009, 8 abr. 1988. Seção 1, pt. 1.

BRASIL. Lei n. 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 1999.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

SANTA CRUZ DO SUL. Lei Orgânica do Município de Santa Cruz do Sul promulgada em 3 de abril de 1990. Santa Cruz do Sul: [s.n.], 1990.

BRASIL. Código Civil. Organização dos textos, notas e índices por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva,1995.


4.10 Imagem em movimento (inclui filmes, fitas de vídeo, DVD, entre outros)

Inteligência coletiva e a construção de uma nova sociedade. Produção do setor de Áudio e Vídeo da UNISC. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2000. 1 videocassete.

4.11 Documentos sonoros (entrevistas, depoimentos, conferências, discursos, anotações de aula etc.)

REIGOTA, Marcos. A militância ecológica. Entrevistadora: C. Agnes, 1999. 1 cassete sonoro (15 min). Entrevista concedida à Editora da UNISC.

GRALOW, Hainsi. O futuro da fumicultura. Entrevistadores: M. Silva e P. Garcia. Santa Cruz do Sul, 2001. 1 cassete sonoro (30 min.). Entrevista concedida à pesquisa A economia regional no novo milênio.


4.12 Partes de publicações avulsas

a) capítulos de livro:

• Quando o autor do capítulo é o mesmo da obra:

FLORESTA, Nisia. A mulher. In:______. Cintilações de uma alma brasileira. Tradução de Michele A. Vartulli. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, Florianópolis: Mulheres, 1997. p. 85-159.

• Quando o autor do capítulo não é o mesmo da obra:

STOREY, Christine. Gênero e educação ambiental na Amazônia. In: NOAL, F. O.; REIGOTA, M.; BARCELOS, V. H. de (Org.). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. p. 11-25

b) partes isoladas (páginas)

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Excurso I: Ulisses ou mito e esclarecimento. In: ______. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 57, 60, 65.

c) trabalhos apresentados em evento

MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2., 1998, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. p. 15-30.

SANTOS, M. F. das; NEGRÓN, M. J. M. Aplicações de séries de funções. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISC, 4., 1999, Resumos... Santa Cruz do Sul:

d) parte de enciclopédia

FREIRE, J. G. Pater familias. In: ENCICLOPÉDIA Luso-Brasileira de Cultura Verbo. Lisboa: Editorial Verbo, 1971. p. 237.

e) Bíblia

BÍBLIA. Macabeus. Português. Bíblia Sagrada. Tradução de Antônio Pereira de Figueredo. São Paulo: AGE, 1983. 4 v. p. 1133-1135

f) periódicos (volumes, fascículos, números especiais, separatas e artigos de periódicos e jornais)

REVISTA BRASILEIRA DE CLÍNICA & TERAPÊUTICA =
BRAZILIAN JOURNAL OF CLINIC & TERAPEUTICS. São
Paulo: Moreira Jr., v. 27, n. 2, mar. 2001.

• números especiais e suplementos
WEIMER, Günter. A arquitetura da imigração renana no Rio Grande do Sul. Redes - Estudos sobre a imigração alemã, Santa Cruz do Sul, v. 6, p. 7-23, maio 2001. 177 p. Número especial

• separatas de publicações periódicas
SAUL, Renato Paulo. A sociologia no vórtice da globalização. Separata de: Barbarói , Santa Cruz do Sul, n. 7, p. 7-22, set. 1997.

• artigos de publicações periódicas com o autor identificado:
STRECK, Lênio Luiz. Direito penal, criminologia e paradigma dogmático: um debate necessário. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, n. 4, p. 71-89, dez. 1995.

AREND, Silvio Cezar. A economia do Rent-seeking. Estudos do CEPE, Santa Cruz do Sul, n. 3/4, p. 65-90, jan./dez. 1996.

SOARES, Delfim. Revolução cibernética na comunicação e ilusão democrática. Ciberlegenda, Niterói, n. 1, 1998. Disponível em:
. Acesso em: 29 jun. 1999.

• artigos de jornais:
AZEVEDO, Dermi. Sarney convida igrejas cristãs para diálogo sobre o pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno de Economia, p. 13.

SCHNELL, Adriana. A expressão artística transformada em profissão. Zero Hora digital,Porto Alegre, jun. 1999. Vestibular 99. Disponível em: http://www.zh.com.br/especial10/pagina1.html>. Acesso em: 16 jun. 1999.


4.13 Outras orientações sobre documentos de acesso em meio eletrônico
a) e-mail
SISTEMAS E TECNOLOGIAS. Solicitação de catálogos, lista de preços e outros materiais [Mensagem institucional]. Mensagem recebida por em 16 jun. 1999.

Obs.: Conforme nota da ABNT NBR 6023 (2002, p. 11),

as mensagens que circulam por intermédio do correio eletrônico devem ser referenciadas somente quando não se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discussão. Mensagens trocadas por e-mail têm caráter informal, interpessoal e efêmero e desaparecem rapidamente, não sendo recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa.

b) Homepage institucional
UNISC. Desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul. 1995-2001. Apresenta informações gerais sobre a instituição. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2001.

c) Banco de Dados
CENSO demográfico 2000: Banco de dados agregados do IBGE. Disponível em: default.asp>. Acesso em: 24 ago. 2001.

d) Programa (software)
SPHINX: sistemas de concepção de pesquisas e de análise estatística de dados quantitativos e qualitativos. Canos: Freitas & Cunha Consultores Ltda. [2000?] 1 CD-ROM. DELTA TRANSLATOR: Inglês/Português - Português/Inglês. São Caetano do Sul: MicroPower Software. 1999. 1 CD-ROM.

e) Brinquedo [jogo] interativo CD-ROM
A FANTÁSTICA viagem dos zoombinis. Washington, D.C: Broderbund software, Inc., 1996. 1 CD-ROM.

f) Software Educativo CD-ROM TABUADA. Tirando os números de letra. Curitiba: Positivo, [1999?]. 1 CD-ROM


5 Da responsabilidade do autor sobre os originais.

Observe-se que a responsabilidade pela integridade da informação, pelo conteúdo e correção gramatical dos originais submetidos aos expedientes editoriais deste periódico é de inteira responsabilidade dos autores proponentes.


Júlio Bernardes - Editor

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou Formato Rich Text.
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está rigorosamente de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
  5. O texto enquadra-se nas áreas de conhecimento elencadas em Foco e escopo na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  7. Foi anexado arquivo suplementar com folha de rosto com a identificação de como o autor será identificado na revista
  8. Foi anexado arquivo suplementar com declaração de direitos autorais conforme modelo exposto em Declaração de Direito Autoral, abaixo.
  9. O artigo passou por revisão ortográfica e está de acordo com as regras da Nova Ortografia Brasileira.
  10. O artigo está redigido na terceira pessoa do singular em formato impessoal.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaração de Direito Autoral

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Barbarói que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na Revista Barbarói.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores. A Revista Barbarói proporciona acesso público e gratuito a todo seu conteúdo.

--------------------------------------------------------

Modelo de declaração de direitos autorais:


Encaminhamos à Revista Barbarói para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa ou Estudo teórico ou Relato de experiência).

Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos.
Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista.

Atenciosamente,

Nomes

assinaturas de todos os autores

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.