Informação para Autores

Informação para Autores:
Os trabalhos devem obedecer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo as normas da revista, detalhadas abaixo:

1 - Os artigos deverão conter título em português (para utros idiomas) inglês e espanhol, além do Resumo, Abstract e Resumen de RESPONSABILIDADE total do autor (até 250 palavras em parágrafo único), bem como palavras-chave (em português, espanhol e inglês, até 5), digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço 1,5 nas entrelinhas e o mesmo entre parágrafos, com um número de páginas entre 15 e 30, no máximo.

2 - Correções ortográficas são de responsabilidade do autor, que deve submeter o artigo SOMENTE após efetiva revisão ortográfica do mesmo, que deve estar de acordo com as regras da Nova Ortografia Brasileira.

3 - Os textos serão aceitos, quando redigidos na terceira pessoa do singular em formato impessoal.

4 – Artigos derivados de pesquisas com seres humanos deverão apresentar o aceite do Comitê de Ética em Pesquisa (enviado no formato escaneado).

5 - O autor deve enviar uma declaração de que o artigo é inédito, que não foi enviado para nenhum outro periódico, juntamente com o termo de direitos autorais assinado pelos autores. Em caso de aceite, os direitos autorais do artigo serão de propriedade da revista.

­6 - O artigo deverá conter folha de rosto, com o título do trabalho, em caixa alta, o(s) nomes(s) do(s) autor(es) com as iniciais maiúsculas e demais minúsculas. Deverá conter nota de como o autor será referido na publicação, contendo como itens obrigatórios a qualificação do autor: Nome, endereço eletrônico, titulação e vinculação institucional do autor.

7 - As fontes de citações, no decorrer do artigo, devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), através do Sistema Autor-Data, conforme alguns exemplos: (OFFE, 1996) ou (OFFE,1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (EVANS, 1989a), (EVANS, 1989b).

8 - As notas de rodapé deverão vir como notas de fim, sendo de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável, e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

9 - As referências utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo, seguindo obrigatoriamente as normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), portanto, listadas em ordem alfabética, observando-se os critérios:
Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, intervalo da periodicidade da publicação, ano.
Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. Número total de folhas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.
Trabalhos apresentados em congresso: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do trabalho. In: TÍTULO DO CONGRESSO, data e local. Título dos Anais, local: editora, data, p. (intervalo de páginas).
Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico, [Online]. Produtor. Disponibilidade: acesso. Data de acesso.
Solicita-se observar rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas.
Quando o artigo tiver certificação, incluir o DOI.

10 – Qualquer tipo de ilustração aplicada ao artigo deve ser acompanhado de seu respectivo cabeçalho e a fonte.

Observações

a. Os trabalhos que não atenderem às diretrizes da revista serão automaticamente rejeitados.
b. Os editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações nos originais, visando sua adequação aos padrões da publicação. Modificações substanciais serão de responsabilidade dos autores que receberão cópias dos pareceres com as respectivas sugestões.