FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE LEITURA: EXPERIÊNCIAS INICIAIS E NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Rosaria de Fátima Boldarine
  • Raquel Lazzari Leite Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2565

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DE LEITURA

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise dos resultados de um estudo sobre as práticas de leitura de um grupo de professores da escola pública, discutindo como estas práticas se constituem desde a formação inicial até o período de atuação docente. Os professores selecionados tiveram sua formação entre fins da década de 1960 e início de 1980, permanecendo como docentes da escola pública nos vinte anos posteriores. Utilizando como metodologia a pesquisa narrativa, discutiremos como a questão da leitura aparece na vida desses profissionais, quais suas representações a respeito da mesma e de que maneira a leitura permeia suas vidas e suas atuações na escola, passando pelos primeiros contatos com os livros até o embate entre teoria e prática, observado nas falas dos professores entrevistados, sempre levando em conta a formação docente.

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Publicado

2012-07-13

Como Citar

Boldarine, R. de F., & Barbosa, R. L. L. (2012). FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE LEITURA: EXPERIÊNCIAS INICIAIS E NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Reflexão E Ação, 20(1), 125-143. https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2565

Edição

Seção

Artigos Temáticos