A FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES COM AS IATROGENIAS: o formador, o formando e o formado técnico em enfermagem em uma análise transversal

Neiva Claudete Claudete Brondani Machado, Edinara Moraes Morais, Miriam de Barros

Resumo


Introdução: O termo iatrogenia se refere a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela prática dos profissionais da saúde (SANTOS, 2009). Transcendendo a reflexão para o campo de atuação da enfermagem e voltando o olhar para a realidade da segurança dos pacientes, é imprescindível refletir sobre o crescimento excessivo de iatrogenias na atuação de profissionais de enfermagem e suas implicações para a sociedade e para a credibilidade da profissão. Emerge a compreensão das falhas no processo de formar profissionais de enfermagem que possam exercer influência nas iatrogenias ocorridas no cotidiano do cuidado. Objetivo: Compreender como a ação docente contribui na formação de profissionais técnicos em enfermagem para o processo e desenvolvimento de saberes em uma perspectiva de prática segura. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa, realizada no IFFar Campus Santo Ângelo e no Hospital Santo Ângelo. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes do curso técnicos em enfermagem e profissionais técnicos em enfermagem que atuam em um hospital filantrópico. Os dados foram coletados através de entrevista com um roteiro semi-estruturado e analisados através de análise de conteúdo. O estudo respeitou os aspectos éticos para a pesquisa envolvendo seres humanos (BRASIL, 2012) com parecer favorável do Comitê de Ética da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo. Para garantir o anonimato dos pesquisados, atribuiu-se aos sujeitos nomes fictícios e flores. Resultados: Com relação ao perfil do universo pesquisado foram participantes 24 discentes, 25 profissionais de enfermagem e 4 docentes. A análise de conteúdo preliminar foi realizada com o grupo de discentes e profissionais de saúde. Foram estabelecidas quatro categorias distintas que versaram da seguinte forma: a primeira categoria elege a escolha pela profissão motivada pela demanda de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho em saúde para ambos os grupos; a segunda tece considerações sobre o diálogo e a argumentação em equipe como fator positivo na prevenção da iatrogenia; a terceira aborda o dilema profissional da sobrecarga de trabalho e sua relação com o erro e, a quarta discute a conduta ética e segura adotada na ocorrência de erros. Tal evidência surge pela constatação da inobservância de providências imediatas de atendimento ao paciente acometido pelo erro profissional, tais como, monitorização de sinais vitais e avaliação do sensório, demonstrando uma lacuna importante no processo de formação. Considerações finais: É necessário intervir positivamente na formação dos profissionais de enfermagem, investir na argumentação científica como base técnica e ética nas questões que envolvem as iatrogenias. O cuidado ao ser humano implica em uma postura de constante alerta nas questões que envolvem ações que podem causar lesões ou danos irreversíveis ao sujeito. Esta pesquisa torna-se relevante e pertinente, uma vez que coloca em voga a qualificação profissional e a segurança do paciente. O estudo converge neste momento para análise docente, que atribuirá importante reflexão para os achados discentes e de profissionais de saúde.

Palavras-chave: Latrogenias; Formação Docente; Discentes de Enfermagem; Técnico em Enfermagem.


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