ESTUDO SOBRE O PAPEL DA INICIAÇÃO EM GINÁSTICA RÍTMICA NA MOTRICIDADE GLOBAL DE CRIANÇAS
Resumo
Introdução: o desenvolvimento motor pode ser beneficiado pelo treinamento esportivo respeitando as fases de desenvolvimento da criança. Objetivo: avaliar a influencia da prática da Ginástica Rítmica (GR) no desenvolvimento da motricidade global de crianças em início de prática. Método: Este estudo se caracteriza por pesquisa descritiva, onde se observa, registra, e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los. Para isso são utilizados como principais instrumentos a observação, entrevista, questionário e outras técnicas, como os testes. As amostras foram intencionais sendo que, qualquer criança do sexo feminino, aluna das escolinhas de ginástica rítmica e matriculada no colégio onde foi feita a coleta, nas séries iniciais do ensino fundamental, participou da bateria de testes. A amostra foi de 23 crianças do sexo feminino matriculadas nas séries de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, sendo 12 crianças com idade entre 4 e 6 anos e 11 crianças com idade entre 7 e 8 anos. Como critério de inclusão na pesquisa, as crianças foram escolhidas por serem alunas do projeto de ginástica rítmica de um colégio particular da cidade de Maringá, nas turmas de iniciação/escolinhas. As aulas aconteciam duas vezes por semana com duração de uma hora cada aula. Sendo assim, cada criança praticava a GR duas horas por semana. O instrumento se nomeia Escala de Desenvolvimento Motor consiste em vários testes que têm como objetivo avaliar o nível de desenvolvimento motor da criança, tornando possível a avaliação da sua idade motora e a representação desse resultado em um perfil motor. Os resultados dos testes foram calculados conforme o número de acertos e erros dos exames e dos movimentos, podendo ter ensaios conforme o teste Resultados: Os resultados apontaram para a diferença entre a idade cronológica (IC) e a idade motora (IM) no grupo de crianças com 7 anos. No grupo com IC de 5 anos (n=3), todas alcançaram a idade motora (IM) de 9 anos. No grupo com IC de 6 anos (n=10), 1 apresentou IM de 6 anos, 1 com IM de 7 anos e 8 com IM de 9 anos. No grupo com IC de 7 anos (n=6), 1 apresentou IM de 6 anos, e 5 tiveram IM de 9 anos. No grupo de 8 anos (n=4), todas apresentaram IM de 9 anos. Considerações finais: A maioria dos resultados alcançados neste estudo mostram que, as aulas de iniciação em GR não influenciaram de forma satisfatória no desenvolvimento da motricidade global. De qualquer forma, pode-se considerar que a idade motora dessas crianças está acima do esperado para sua idade cronológica.
Palavras-chave: Ginástica Rítmica; Motricidade; Crianças.
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