ESTUDO SOBRE O PAPEL DA INICIAÇÃO EM GINÁSTICA RÍTMICA NA MOTRICIDADE GLOBAL DE CRIANÇAS

Fábio Ricardo Acencio, Patrícia Dena Guimarães, Mateus Dias Antunes, Glaukus Regiani Bueno, Katiane Aparecida Soaigher, Priscila Garcia Marques da Rocha, Gilberto Cezar Pavanelli

Resumo


Introdução: o desenvolvimento motor pode ser beneficiado pelo treinamento esportivo respeitando as fases de desenvolvimento da criança. Objetivo: avaliar a influencia da prática da Ginástica Rítmica (GR)  no desenvolvimento da motricidade global de crianças em início de prática. Método: Este estudo se caracteriza por pesquisa descritiva, onde se observa, registra, e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los. Para isso são utilizados como principais instrumentos a observação, entrevista, questionário e outras técnicas, como os testes. As amostras foram intencionais sendo que, qualquer criança do sexo feminino, aluna das escolinhas de ginástica rítmica e matriculada no colégio onde foi feita a coleta, nas séries iniciais do ensino fundamental, participou da bateria de testes. A amostra foi de 23 crianças do sexo feminino matriculadas nas séries de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, sendo 12 crianças com idade entre 4 e 6 anos e 11 crianças com idade entre 7 e 8 anos. Como critério de inclusão na pesquisa, as crianças foram escolhidas por serem alunas do projeto de ginástica rítmica de um colégio particular da cidade de Maringá, nas turmas de iniciação/escolinhas. As aulas aconteciam duas vezes por semana com duração de uma hora cada aula. Sendo assim, cada criança praticava a GR duas horas por semana. O instrumento se nomeia Escala de Desenvolvimento Motor consiste em vários testes que têm como objetivo avaliar o nível de desenvolvimento motor da criança, tornando possível a avaliação da sua idade motora e a representação desse resultado em um perfil motor. Os resultados dos testes foram calculados conforme o número de acertos e erros dos exames e dos movimentos, podendo ter ensaios conforme o teste Resultados: Os resultados apontaram para a diferença entre a idade cronológica (IC) e a idade motora (IM) no grupo de crianças com 7 anos. No grupo com IC de 5 anos (n=3), todas alcançaram a idade motora (IM) de 9 anos. No grupo com IC de 6 anos (n=10), 1 apresentou IM de 6 anos, 1 com IM de 7 anos e 8 com IM de 9 anos. No grupo com IC de 7 anos (n=6), 1 apresentou IM de 6 anos, e 5 tiveram IM de 9 anos. No grupo de 8 anos (n=4), todas apresentaram IM de 9 anos. Considerações finais: A maioria dos resultados alcançados neste estudo mostram que, as aulas de iniciação em GR não influenciaram de forma satisfatória no desenvolvimento da motricidade global. De qualquer forma, pode-se considerar que a idade motora dessas crianças está acima do esperado para sua idade cronológica.

Palavras-chave: Ginástica Rítmica; Motricidade; Crianças.


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