PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: A Percepção das Orientadoras Educacionais do Município de Sapucaia do Sul/RS

Déborah Goulart Silveira, Letícia Santos, Leda Rúbia Maurina Coelho

Resumo


Introdução: A escola é o lugar ideal para se desenvolverem programas da Promoção e Educação em Saúde de amplo alcance e repercussão, já que exerce uma grande influência sobre seus alunos nas etapas formativas e mais importantes de suas vidas. Objetivo: descrever a percepção de orientadoras educacionais acerca das atividades sos psicólogos de promoção e prevenção em saúde dentro do âmbito escolar.  Método: A amostra foi composta por 24 orientadoras educacionais de diversas escolas da rede municipal de Sapucaia do Sul, foi entregue um consentimento livre e esclarecido para a participação e realização da pesquisa e o formulário para serem preenchidos sobre a atuação do psicólogo de promoção e prevenção em saúde na escola contendo quinze itens para serem preenchidos com as seguintes variáveis: (0) Nunca, (1) Algumas Vezes e (2) Frequentemente, sobre a compreensão da atuação do psicólogo de promoção e prevenção em saúde na escola. Resultados: Foi possível constatar que os itens com maiores escores foram: Escuta Alunos (86% Frequentemente), Acolhimento (82% Frequentemente) e Escuta Individual (72% Frequentemente). Encontra-se empate de pontuações nos itens Promover Reflexões de Modelos Preventivos (59% Frequentemente), Treinamento de Habilidades em Grupo (59% Frequentemente) e Diagnóstico e Elaboração de Projetos (55% Algumas Vezes), Escuta Professores (55% Algumas Vezes).  Assim, os resultados apresentaram dados como o perfil do psicólogo em escolas, ainda como o modelo clínico, a contextualização de promoção e prevenção em saúde como novidade aos demais profissionais,  a compreensão sobre habilidades sociais e também o envolvimento dos psicólogos dentro da equipe escolar. Considerações finais: O presente estudo possibilitou uma aproximação da compreensão das orientadoras educacionais sobre Promoção e Prevenção em Saúde nas escolas. As informações obtidas na pesquisa, configuram-se para obter o andamento de uma intervenção se reflete ao envolvimento das escolas e das orientadoras educacionais, com o conhecimento de Habilidades Sociais e também questões ligadas ao psicólogo dentro da escola. A pesquisa repercute ao tratar-se do assunto psicólogo na escola, pois ainda predomina crenças e mitos, ainda que por vezes sendo desmistificado pelo profissional da psicologia. Os dados analisados demonstram questões como a percepção da atuação do psicólogo de modelo clínico nas escolas, e as atividades de Promoção e Prevenção em Saúde como algo novo para muitos profissionais, demonstrando a importância de promover a discussão e a maior divulgação do serviço para atingir o público principal e os profissionais do âmbito escolar.

Palavras-Chave: Psicólogo; Escolar; Promoção e Prevenção.


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