RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA DE ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO NA PANDEMIA

Authors

  • Tatiane Kuhn Zanetti Curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcela Alvez Sanseverino Curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 2Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Sara Roxo Farias Curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Matheus Minella Sgarioni Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Berenice Moura da Roza Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Monique Schwochow Silberfarb Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de participação e produção dos estagiários da comissão organizadora (CO) do Programa de Acolhimento Psicológico na Pandemia (PAPP) criado pelo Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da PUCRS, no qual busca-se acolher o sofrimento psíquico - decorrente da pandemia - dos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana. Os participantes são encaminhados de acordo com a demanda para uma ou mais intervenções psicológicas breves, que abrangem problemáticas relacionadas ao trabalho, a escola e a família, entre outros, tanto na perspectiva de acolhimento individual, quanto familiar e conjugal. Descreveu-se as primeiras ações deste programa que segue em andamento, tratando-se, portanto, de um estudo qualitativo de relato de experiência. Entre as atividades pertinentes a CO, destaca-se a logística do fluxo de acolhimentos. A instrumentalização e capacitação dos estagiários se deu através de reuniões entre estagiários, supervisores e a comissão. Com base nas demandas identificadas nas reuniões e rápida revisão da literatura, foi elaborado pela CO um documento para suporte. Produziu-se um material contendo fluxo dos acolhimentos, intervenções breves, curadoria de materiais de psicoeducação para pacientes e materiais didáticos para consulta dos estagiários. Foram contatadas 255 pessoas, 47 foram atendidas e/ou encaminhadas e 87 estão sendo direcionadas para intervenções grupais. O PAPP atinge seu objetivo de oportunizar espaço de saúde a população, e com a contínua atenção aos processos e a intenção de implementar práticas baseadas em evidência, o PAPP seguirá em 2021/2.

Author Biographies

  • Tatiane Kuhn Zanetti, Curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas

    Pós graduação em marketing pela Faculdade de Tecnologia SENAC/RS

  • Marcela Alvez Sanseverino, Curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 2Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Graduação em Educação Física

    pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • Sara Roxo Farias, Curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Matheus Minella Sgarioni, Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Psicólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Atendimento Clínico Psicanalítico e Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

    Formação psicanalítica - Escuela Freudiana de Buenos Aires, Escola de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (membro).

    Supervisor Clínico do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da PUCRS e da Clínica de Atendimento Psicológico (CAP) da UFRGS.

    Professor do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera.

    MATHEUS MINELLA SGARIONI

    Psicólogo, Psicanalista
    CRP 07/19803

    Psicólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Atendimento Clínico Psicanalítico e Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

    Formação psicanalítica - Escuela Freudiana de Buenos Aires, Escola de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (membro).

    Supervisor Clínico do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da PUCRS e da Clínica de Atendimento Psicológico (CAP) da UFRGS.

    Professor do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera.

    Consultório particular - atendimento psicanalítico, supervisão clínica para terapeutas iniciantes.


  • Berenice Moura da Roza, Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Colaboradora da Comissão de Educação do CRPRS, especialista em Psicologia Escolar, pós-graduada em Educação Especial: ênfase em atendimento educacional especializado, psicóloga escolar em escola da rede privada de Porto Alegre, psicóloga supervisora do Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional da PUCRS.
  • Monique Schwochow Silberfarb, Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga (FURG), Doutoranda e Mestre em Psicologia (UFRGS), Especialista em Infância e Família (UFRGS), Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) e terapeuta do esquema em formação (Wainer - International Society of Schema Therapy). Atua como terapeuta de indivíduos, casais e famílias em consultório particular e na modalidade on-line, como pesquisadora na área de desenvolvimento humano e familiar e como supervisora clínica no Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS.

Published

2021-12-21