DESENVOLVIMENTO DE CURSO ONLINE SOBRE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

Authors

  • Ana Luiza Tonial Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Rispoli Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Julia Toniolo Fagundes da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávia Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

Resumo: O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade. Ele acarreta diversos prejuízos, sendo o âmbito escolar um dos mais afetados no caso de crianças e adolescentes. Sendo assim, a psicoeducação do TDAH para os professores torna-se importante, uma vez que esses profissionais ainda possuem uma carência de informação sobre o transtorno. Reconhecendo essa importância, o Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade objetivou desenvolver um curso online sobre TDAH para capacitar professores do Ensino Básico das redes pública e privada a respeito dos sintomas e do diagnóstico, além de prepará-los para identificar e compreender as necessidades escolares desses alunos. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, além do desenvolvimento de materiais digitais para a apresentação e discussão. Esse processo resultou em um curso de dois encontros de duas horas de duração com conteúdos específicos direcionados para o ambiente de sala de aula. O primeiro encontro foi voltado para o diagnóstico e sintomas. Já o segundo foi voltado para o papel do professor e estratégias de ensino para alunos com TDAH. Até o momento foram realizadas 3 edições do curso e os feedbacks foram positivos. A alta procura resultou na criação de um curso permanente no repositório virtual da UFRGS, que está em fase de desenvolvimento. O retorno positivo dos professores evidencia a importância da realização de projetos que levem o conhecimento científico para a comunidade.

Palavras-chave: Curso online. TDAH. Psicoeducação. Professores.

Author Biographies

  • Ana Luiza Tonial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Acadêmica do curso de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estagiária do ProDAH entre agosto de 2020 e junho de 2021.
  • Felipe Rispoli Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Acadêmico do curso de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estagiária do ProDAH entre janeiro de 2021 e julho de 2021.
  • Julia Toniolo Fagundes da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Acadêmica do curso de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estagiária do ProDAH entre agosto de 2020 e junho de 2021.
  • Flávia Wagner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga, especialista em Avaliação Psicológica e doutora em Psicologia (UFRGS). Pesquisadora e supervisora de estágio em psicologia do ProDAH.

Published

2021-12-23