TRAJETÓRIAS DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS USUÁRIOS DO CAPS AD III: PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A COLETA DE DADOS

Daniel Barcelos Petry, Moacir Fernando Viegas

Resumo


Este trabalho compartilha as primeiras impressões observadas durante a coleta de dados do projeto de pesquisa intitulado “Trajetórias de Trabalho, Educação e Inserção Social de Dependentes Químicos Usuários do CAPS AD III” do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Os sujeitos de pesquisa são usuários do serviço ofertado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD III, de uma cidade do Vale do Rio Pardo. Essa pesquisa se propõe a analisar as trajetórias de vida referentes a trabalho, educação e inserção social e como esses elementos se apresentam hoje para esses sujeitos. As entrevistas foram gravadas nos meses de março e abril de 2019 e posteriormente transcritas. Nos relatos destacam-se falas referentes ao desejo desses sujeitos em retornar aos estudos, o que aprenderam com a dependência química, em ser alguém na vida e ter um mínimo de conforto. O arrependimento por ter desperdiçado boa parte das suas vidas pela dependência química também é outro ponto de destaque nos discursos.

 

Palavras-chave: trabalho; educação; dependência química.


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ISSN 2965-0615