Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação - objetiva formar e qualificar pesquisadores da área da Educação e afins, desenvolvendo pesquisas e demais atividades acadêmicas que consagrem o diálogo entre as diversas perspectivas científicas e filosóficas, além de aprofundar os vínculos da reflexão sobre educação com o mundo da vida, formando pesquisadores para atuar na escola e nas mais diversas instâncias educativas da sociedade. Vem constituindo, assim, um campo de estudos e de proposições voltado para a problematização de ações e de processos educacionais, com especial olhar para as demandas regionais, que guardam vínculos com as nacionais e internacionais.

Entre os espaços formativos do PPGEdu encontra-se a Jornada Acadêmica (JA). Ela se constitui de encontros de interlocução entre pesquisadores e grupos de pesquisa e são organizadas anualmente por uma Comissão de Representação Discente, com apoio da Coordenação do Programa.

Nas dez edições até aqui realizadas os temas selecionados estiveram, de alguma forma, conectados com o momento político do país e com as demandas de pesquisa dos alunos, dos professores e dos demais integrantes da comunidade acadêmica.

Um lugar de encontros e de conversas, de pesquisa, de vida e de compartilhamento de percursos formativos com professores, alunos, egressos e comunidade acadêmica interna e externa. Nas salas de aulas, nos auditórios e nos demais espaços de convivência da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC -, que neste ano de 2019 comemora seus 26 anos de universidade comunitária, com ensino, extensão e pesquisa.

Assim ocorreu na primeira edição realizada em 2009, com o tema “Pesquisa em Educação”. A palestra de abertura foi ministrada pela professora Dra. Adriana da Silva Thoma (UFRGS), discutindo o tema “O Compromisso Social da Pesquisa em Educação”. A segunda edição teve como foco a discussão acerca da Formação docente: um olhar da escola, ministrada pelo professor Ms. Pedro Maboni. Em sua terceira edição (2011) discutimos o tema “Que docência? Que educação? Para qual sociedade?”, desenvolvido pela professora Dra. Suzana Guerra Albornoz. Em 2012, o tema escolhido foi “Pesquisar na contemporaneidade entre o governamento, o trabalho e as linguagens”, com a presença da professora Dra. Andréia Rosane de Moura Valin (UNISC). Já em 2013 o tema estudado foi “Como pesquisar em educação?”, sendo discutido a partir dos “Caminhos e Aprendizagens da Pesquisa em Educação” na palestra ministrada pelo professor Jorge Alberto Rosa Ribeiro (UFRGS).

Na quinta edição da JA, o tema foi “Pesquisa em Educação, relações com a educação básica”. A palestra de abertura discutiu as “Trajetórias de estudos e pesquisa, desde a Graduação até o Pós-doutorado”, ministrada pela professora Dra. Viviane Fernandes Silveira (UFRGS).
Em 2015, na sexta edição, o estudo proposto foi como “Tornar-se pesquisador”, com a abertura realizada a partir de um painel com alunos e egressos do PPGEdu. Na sétima edição, o tema abordado foi “Pesquisa em educação e cenários políticos”, tendo como palestra de abertura “Pesquisa em Educação e os desafios políticos do debate racial brasileiro contemporâneo”, com os professores Mozart Linhares da Silva (UNISC) e Mateus Silva Skolaude (Escola Educar-se /UNISC). Em 2017 “Direitos Humanos e Educação” foi o tema abordado, com a abertura realizada pelos professor Eduardo Steindorf Saraiva - UNISC e pela professora Betina Hillesheim – UNISC.

Em 2018, a partir do tema “Desafios e perspectivas para a pós-graduação”, tivemos dois painéis: “As mudanças silenciosas na Pós-Graduação”, ministrado pelo professor Cristian Cipriani, doutorando em Educação na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; e “Saúde Mental na Pós-Graduação”, sendo ministrado pela professora Karine Vanessa Perez - UNISC - e Marlon Freitas de Campos – egresso do Curso de Mestrado em Educação – PPGEdu – UNISC.

Por fim, em 2019, na sua décima primeira edição, o tema escolhido foi “O fazer das Ciências Humanas em tempos de incertezas”, ministrado pelo professor Alfredo Veiga-Neto – UFRGS.  O objetivo dessa JA teve como foco socializar e discutir com a comunidade as pesquisas e reflexões desenvolvidas e em desenvolvimento, tanto do corpo discente quanto docente do Programa de Pós-Graduação em Educação-UNISC. Além disso, outro objetivo foi o de promover debates de questões emergentes no campo da Pesquisa em Educação. As atividades envolveram painéis, então, sessões comentadas, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Cabe destacar, nessa edição, a palestra de encerramento "Experiências de pesquisa em contextos de exceção", ministrada pela professora Dra. Nize Maria Campos Pellanda (UNISC), a partir de seu percurso histórico como pesquisadora e militante de quase seis décadas no campo da educação, a professora estabeleceu interlocuções com o momento da pesquisa em educação no país, envolvendo os desafios e novas lutas para uma sociedade mais justa e igualitária.

Com o espaço formativo das Jornadas Acadêmicas, realizadas nesses onze anos de PPGEdu-Unisc, participaram aproximadamente 160 mestrandos e que já concluíram seus estudos. A partir da edição de 2017, soma-se, a esse grupo de mestrandos, alunos do curso de doutorado. Com isso, consolida-se a Jornada Acadêmica como espaço de elaboração de outras perguntas, sempre em interlocução com as necessidades de pesquisa na área da Educação.

 

Cláudio José de Oliveira

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação - UNISC



v. 2, n. 2 (2020): XII Jornada Acadêmica Educação em mudanças: rastros e caminhos em tempos pandêmicos

Sumário

APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO

A INOVAÇÃO DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE LIQUIDEZ PDF
Paula Lemos Silveira, Vaneza Silva da Rosa
DASEINSPEDAGOGIA E A PSICAGOGIA DA EXPERIÊNCIA-LIMITE PDF
Marli Teresinha Silva da Silveira
A ALEGRIA COMO EXPANSÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO NO MUNDO PDF
Júlia Graciana Abegg
REFLEXÃO SOBRE O CONFINAMENTO SOCIAL E SUA RELAÇÃO (IN)DIRETA COM A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Claudelí Mistura, Silvana Neumann Martins
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EXERCÍCIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS PDF
Alan Ricardo Costa
DIMENSÕES POÉTICA E POLÍTICA DO ENCONTRO ENTRE LINGUAGEM TEATRAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR PDF
Josiane Medianeira Soares
A ESPIRITUALIDADE E A EXPERIÊNCIA DO AMOR PDF
Matheus da Silva Martins, Janaina Guimarães
TRABALHOS, PROFESSORES E ROSAS: EDUCAÇÃO COMO ATO SENSÍVEL PDF
Carine Josiéle Wendland

EDUCAÇÃO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SUJEITOS

INTERCÂMBIOS E TECNOLOGIAS ONLINE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DE VÍDEOS DO YOUTUBE PDF
Fernanda Machado Pereira, Betina Hillesheim
DO ESTATUTO DO ESTRANGEIRO (1980) À LEI DA MIGRAÇÃO (2017): PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO E GOVERNAMENTALIDADE BIOPOLÍTICA PDF
Luísa Klix de Abreu Pereira, Betina Hillesheim
CULTURA HIP-HOP NAS ESCOLAS – RAPENSANDO A EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DAS PERIFERIAS DO RS PDF
Jankiel Francisco Claudio
A EDUCAÇÃO DAS PRÁTICAS COTIDIANAS E DO CORPO PENSADA POR MÉDICOS (E)EUGENISTAS (1920-1940) PDF
Fernando Tadeu Germinatti
RACISMO, EXPERIÊNCIAS NEGRAS E EDUCAÇÃO: USOS DA LITERATURA DE CAROLINA MARIA DE JESUS PDF
Julia Maria Nunes
“NÓS NÃO CAMINHAMOS SÓS”, O HOSPITAL COLÔNIA DE ITAPUÃ E SUAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIAS PDF
Rafaela Limberger
LINGUAGEM ESCRITA: UNA OPORTUNIDAD PARA VOLVER A CASA PDF
Sandra Barzallo M.

EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO

PESQUISA-AÇÃO VIVENCIADA EM UMA HORTA COMUNITÁRIA AGROECOLÓGICA NA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA PRÓ AMPARO DO MENOR – COPAME PDF
Morgana Pereira da Costa, José Antônio Kroeff Schmitz
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO RIO PARDO-RS: JORNADAS, RECONHECIMENTO E CONTRATOS DE TRABALHO PDF
Aline Caroline da Rosa, Moacir Fernando Viegas
RECONFICURAÇÃO DAS PRÁTICAS E POLÍTICAS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR PDF
Thainá Cristina Guedes, Daniela Vargas de Ávila, Danilo Streck
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO POPULAR NA OBRA DE DOMINGO SARMIENTO PDF
Luiza Marcuzzo Braga, Maria Julieta Abba
INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: NOTAS INTRODUTÓRIAS PDF
Ana Paula Benetti Machado
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA BNCC PDF
Wanderley Gomes de Oliveira
TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE REPORTAGENS EM MÍDIA DIGITAL PDF
Lilian Dalbem de Souza Feuerharmel, Veridiana Limberger