Anais da XI Jornada Acadêmica: O Fazer das Ciências Humanas em Tempos de Incertezas.
Sumário
APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO
LEITURA COMO EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM | |
Débora Paz Menezes, Nilton Cézar Rodrigues Menezes |
A INTERIORIDADE DESLOCADA – A REIVINDICAÇÃO DO FORA | |
Marli Teresinha Silva da Silveira |
ESCRITA NA WIKIPÉDIA E O APRENDER NA COMPLEXIDADE | |
Maria Cristina Rigão Iop, Felipe Gustsack |
O IMAGINAR NO PROCESSO EDUCATIVO | |
Marcia Melchior |
A NÃO-LIBERDADE DO SER NO MUNDO: O ESTAR EM EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM COM ELE | |
Sabrina Beatriz Nunes, Taís Milene Rusch, Sandra Regina Simonis Richter |
MAIS DO MESMO? SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE LÍNGUAESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | |
Marta Helena Blank Tessmann |
O CORPO NA TINTA OU A TINTA NO CORPO? NARRATIVAS A PARTIR DO ENCONTRO ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS | |
Ana Cristina Swarowsky Knipphoff da Cruz, Tatiana Rodrigues da Rocha |
O QUE É EAD? BRICOLAGEM DE CONCEITOS A PARTIR DE CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA | |
Alan Ricardo Costa |
AUTONARRATIVAS COMO MÉTODO DE PESQUISA: SOBRE A COMPLEXIDADE DE NARRAR-SE | |
Raquel Viçosa, Alan Ricardo Costa, Maíra M. Pinto, Fabiana Q. Piccinin |
DADOS SOBRE ESCRITA EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO E LETRAS –RECORTE DO PROJETO EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Larissa Tirelli de Araújo, Marina Luiza Hermes, Vitória Ferreira dos Santos Silva, Bárbara Rech, Felipe Gustsack |
HISTÓRIAS DE VIDA E TEATRO - ACONTECIMENTO CÊNICO NO ENSINO MÉDIO | |
Josiane Medianeira Soares |
EDUCAÇÃO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SUJEITOS
MIGRAÇÃO E PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS PRODUZIDOS NAS CÂMARAS DE VEREADORES | |
Betina Hillesheim, Ana Paula Nedwed, Giulia Netto Lobler, Leticia Silva Holderbaun, Luísa Klix de Abreu Pereira |
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE TRILHA INTERPRETATIVA | |
Morgana Pereira da Costa |
REFLEXOS DE UMA HISTÓRIA QUE SE REPETE: A INFLUÊNCIA DO CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | |
Luísa Klix de Abreu Pereira, Richard Ecke dos Santos |
“PROMOCIÓN HUMANA ES UNA NIÑA FELIZ EN UN MUNDO MEJOR ”: OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM UMA FUNDAÇÃO PARA CRIANÇAS, JOVENS E PESSOAS IDOSAS NA CIDADE DE BOGOTÁ D.C. | |
Maria Luiza Adoryan Machado, Gabriela Felten da Maia |
O NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL (NUGEDIS) DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA: IMPLEMENTAÇÃO E SISTEMÁTICA DE AÇÕES | |
Catia Regina Züge Lamb, Graciele Hilda Welter, Hayatt Husam Mansour, Marcelo Eder Lamb |
NARRATIVAS DOS PROFESSORES SURDOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA | |
Karoline Kist, Camilo Darsie de Souza |
A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COMO UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE CIDADANIA | |
Luciane Andressa Zimmer Linck, Marta Helena Tessmann |
CONSTRUÇÃO DE TELHADOS E SABERES MATEMÁTICOS | |
Alexandre Wegner |
O USO DO “FANZINE” COMO FERRAMENTA DE ENSINO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE | |
Maria Luiza Adoryan Machado, Gabriela Felten da Maia |
NEOLIBERALISMO, REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: UM RECORTE A PARTIR DE BLACK MIRROR | |
Carlos Augusto Ferreira Kopp |
RELAÇÕES DE GÊNERO E O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO FEMININA DAS PACIENTES MULHERES DO HOSPITAL COLONÔNIA DE ITAPUÃ | |
Rafaela Limberger, Camilo Darsie |
A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA | |
Luiza Franco Dias, Fernanda Machado Pereira, Mozart Linhares da Silva, Betina Hillesheim |
O REFUGIADO E A LITERATURA INFANTIL: PERSONAGENS DA CRISE HUMANITÁRIA | |
Caroline Couto, Betina Hillesheim |
TRATADOS INTERNACIONAIS, EDUCAÇÃO E OS MIGRANTES: UMA ANÁLISE DO DISCURSO | |
Guilherme Vendruscollo Werlang, Camilo Darsie de Souza |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO
O QUE PODE UM(A) EDUCADOR(A) DE REDAÇÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR? | |
Peterson Luiz Oliveira da Silva, Alan Ricardo Costa |
EM TEMPOS DE DITADURA: QUANDO O DIZER REPETE O JÁ DITO | |
Fabrício Leo Alves Schmidt |
A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS GESTORES ESCOLARES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS | |
Aline Caroline da Rosa, Moacir Fernando Viegas |
TRAJETÓRIAS DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS USUÁRIOS DO CAPS AD III: PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A COLETA DE DADOS | |
Daniel Barcelos Petry, Moacir Fernando Viegas |
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DE MULHERES NA ALTA GASTRONOMIA: NOTAS (AUTO)BIOGRÁFICAS | |
Ana Paula Benetti Machado, Marcelly Machado Cruz |
A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS ALUNOS EGRESSOS AO CURSO DE ELETROMECÂNICA – ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA | |
Marcelo Eder Lamb, Jane Marlize Röpke, Magnus Jaime Scheffler |
TRABALHO DOCENTE E SABERES UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AO SOFRIMENTO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Yohanna Breunig, Moacir Fernando Viegas |