DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE DESIGN E ERGONOMIA DO PROTÓTIPO BG20.1 DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO - UNISC

Lucas Adriano Bauer, Vinícius Dreher Barbon, Leonardo Nagel de Carvalho, Augusto Pereira Siqueira, Alisson Jank, Felipe Schmidt Kerner, Arthur Gassen Geller, Fernando Sansone de Carvalho, Jonas Álvaro Kaercher, Flávio Thier

Resumo


A Equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, que gerencia, projeta, constrói, testa e promove um veículo off-road do tipo Baja, com o intuito de ser posto em competições estudantis promovidas pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers). O foco não está somente nas competições, mas também na construção de conhecimento por parte de quem participa do projeto de extensão, ou seja, a equipe sempre está em busca de um aprimoramento contínuo, baseado em estudos técnicos, melhorias de projeto e uma gestão bem estruturada, que resultará em melhores níveis nos âmbitos competitivos, contribuindo para propagandear o nome da universidade e a formação de engenheiros. As participações da equipe exigem preparação para que o desempenho seja competitivo e para que a equipe alcance sempre as metas estabelecidas. Uma das exigências impostas pela competição são as apresentações de projeto técnico por sistemas, nas quais o projeto de design e ergonomia está inserido. Assim, este trabalho objetiva apresentar todo desenvolvimento do projeto do sistema de design e ergonomia do protótipo BG20.1. A primeira versão de quatro, do veículo, desenvolvido e fabricado, em 2020, pela equipe, e que participará de competições nos próximos anos, sendo: regionais, nacionais e mundiais. O sistema de design e de ergonomia contempla diversos pontos da concepção geral do protótipo, desenvolvendo desde uma identidade visual para o carro, acabamentos, geometrias e cores; desenvolvimento do chassi, que deve garantir segurança e conforto ao condutor, além de interação entre os sistemas; estudo de materiais compósitos e projeto das carenagens, que contemplam capô e assoalho. Também é responsável pelos estudos ergonômicos para permitir conforto ao condutor, como posicionamento adequado para pilotagem e níveis de ruídos, projeto do banco e do volante. Além disso, deve-se ter preocupação com as exigências do regulamento da competição, com os requisitos dos clientes e das necessidades dos demais sistemas em termos de alocação de componentes, garantindo o melhor desempenho dinâmico do veículo, sem abrir mão do conforto e da segurança do condutor. O projeto do sistema deve ser de fácil manutenção, priorizando peças removíveis. Deve possibilitar fácil fabricação, utilização de processos de fabricação de melhor acabamento e de precisão, como pintura eletrostática, corte laser e dobra CNC. E, por fim, deve ser validado através de testes práticos. Para que seja possível o desenvolvimento do projeto, são necessários estudos bibliográficos sobre os conceitos abordados no sistema, testes e estudos práticos, bem como ferramentas de projeto, como matrizes de decisão, memoriais descritivos, instruções de trabalho e planilhas de controle e dimensionamento dos componentes. O trabalho é desenvolvido baseado em uma metodologia própria da gestão de projetos da equipe, que inicia pelo conceito geral do veículo, os desdobramentos para o sistema, através de feedbacks, problemas e melhorias, seguido da definição das metas e objetivos, desenvolvimento, resultados e conclusão. De forma geral, com o desenvolvimento do projeto, houve uma redução de massa no teor de 18% e redução nos custos de protótipo em 14,4% para o sistema. Além disso, é esperado que se classifique entre os melhores projetos da área a nível regional e nacional, contribuindo para que a equipe possa chegar ao topo, nas competições em que participar.

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ISSN 2764-2135