RELATO DE EXPERIÊNCIA DE SER BOLSISTA DE EXTENSÃO: PRIMEIRO ANO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DESENVOLVENDO ATIVIDADES COM PACIENTES
Resumo
Introdução: A Fisioterapia Pélvica é elencada como uma área de atuação fisioterapêutica que aborda a prevenção e o tratamento das disfunções geniturinárias e fecais, as quais afetam grande parte da população, comprometendo o bem-estar e qualidade de vida. A atuação fisioterapêutica perante o Projeto de Fisioterapia Pélvica: Prevenção e Reabilitação Uroginecológica, vinculado ao Projeto Promoção de Envelhecimento Saudável e Reabilitação Cardiorrespiratória, proporciona melhor qualidade de vida, bem-estar e funcionalidade aos pacientes, ademais, consiste em uma importante ferramenta de conhecimento e interação entre acadêmicos de distintos semestres, contribuindo para a construção de experiências teóricas e práticas. Objetivo: Relatar as experiências de bolsistas PROBEX, ingressantes no Curso de Fisioterapia/UNISC, no Projeto de Fisioterapia Pélvica: Prevenção e Reabilitação Uroginecológica. Métodos: Relato de experiências desenvolvidos por 2 bolsistas PROBEX, ingressantes no Curso de Fisioterapia e 1 bolsista voluntária do 5º semestre deste curso. Como plano de ação das atividades desenvolvidas, foram estabelecidas algumas etapas metodológicas e de treinamento, como segue: 1) Construção de um glossário após estudos direcionados em material audiovisual; 2) reuniões virtuais e organização de um folder educativo; 3) Estudo de casos; 4) Revisão do projeto; 5) Criação de um protocolo de exercícios; 6) Reconhecimento do espaço da Reabilitação Cardiorrespiratória (RCP); 7) Semana de treinamento para identificação e observação dos pacientes; 8) Auxílio nos atendimentos na RCP; 9) Convite aos pacientes para participar do Projeto de Fisioterapia Pélvica; 10) Organização da ficha de avaliação 11) Avaliação dos pacientes; 12) Atendimentos dos pacientes com incontinência urinária (IU) durante as atividades de RCP; 13) Organização dos dados em planilha Excel. Para além das atividades de bolsista, prevaleceu a troca de experiências e aprendizado junto aos membros da equipe: 2 bolsistas de extensão, 5 bolsistas de pesquisa, 2 residentes da multiprofissional/HSC (Educação Física), 1 fisioterapeuta e 1 professora do Curso de Fisioterapia. Principais resultados: Protocolo de exercícios para IU: exercícios com bola suíça e movimentos latero-laterais, inclinação pélvica, exercício com a bola 10, agachamento profundo com bola suíça e exercício de plantiflexão, sendo estes realizados 2 séries de 10 repetições, 1 vez por semana junto a RCP. Até o momento, foram atendidos 04 pacientes: 1) Paciente DPOC, 66 anos, com leve impacto de IU. 2) Paciente pós-COVID-19, 80 anos, com grave impacto de IU. 3) Paciente DPOC e cardíaco, 69 anos, com moderado impacto de IU. 4) Paciente DPOC, 86 anos, com grave impacto de IU. Conclusão: Os atendimentos aos pacientes estão em andamento, nenhuma intercorrência foi observada até o momento e todos aceitam o protocolo de exercícios para IU. A oportunidade de desenvolver atividades de extensão desde o início do Curso de Fisioterapia aprimorou o olhar e o cuidado para a relação fisioterapeuta/paciente no que se refere aos cuidados de biossegurança, aprimorou o treinamento de técnico de conteúdos que ainda serão desenvolvidos, desenvolveu o interesse pela área de atuação profissional e a vivência dos problemas reais, tanto com paciente quanto com a equipe de trabalho multiprofissional.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2764-2135