RELATO DE EXPERIÊNCIA DE SER BOLSISTA DE EXTENSÃO: PRIMEIRO ANO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DESENVOLVENDO ATIVIDADES COM PACIENTES

Helena Amelia Rachor, Gabriela Maziero, Maria Eduarda de Lara, Ana Cristina Sudbrack, Renata Trimer, Andrea Lúcia Gonçalves da Silva

Resumo


Introdução: A Fisioterapia Pélvica é elencada como uma área de atuação fisioterapêutica que aborda a prevenção e o tratamento das disfunções geniturinárias e fecais, as quais afetam grande parte da população, comprometendo o bem-estar e qualidade de vida. A atuação fisioterapêutica perante o Projeto de Fisioterapia Pélvica: Prevenção e Reabilitação Uroginecológica, vinculado ao Projeto Promoção de Envelhecimento Saudável e Reabilitação Cardiorrespiratória, proporciona melhor qualidade de vida, bem-estar e funcionalidade aos pacientes, ademais, consiste em uma importante ferramenta de conhecimento e interação entre acadêmicos de distintos semestres, contribuindo para a construção de experiências teóricas e práticas. Objetivo: Relatar as experiências de bolsistas PROBEX, ingressantes no Curso de Fisioterapia/UNISC, no Projeto de Fisioterapia Pélvica: Prevenção e Reabilitação Uroginecológica. Métodos: Relato de experiências desenvolvidos por 2 bolsistas PROBEX, ingressantes no Curso de Fisioterapia e 1 bolsista voluntária do 5º semestre deste curso. Como plano de ação das atividades desenvolvidas, foram estabelecidas algumas etapas metodológicas e de treinamento, como segue: 1) Construção de um glossário após estudos direcionados em material audiovisual; 2) reuniões virtuais e organização de um folder educativo; 3) Estudo de casos; 4) Revisão do projeto; 5) Criação de um protocolo de exercícios; 6) Reconhecimento do espaço da Reabilitação Cardiorrespiratória (RCP); 7) Semana de treinamento para identificação e observação dos pacientes; 8) Auxílio nos atendimentos na RCP; 9) Convite aos pacientes para participar do Projeto de Fisioterapia Pélvica; 10) Organização da ficha de avaliação 11) Avaliação dos pacientes; 12) Atendimentos dos pacientes com incontinência urinária (IU) durante as atividades de RCP; 13) Organização dos dados em planilha Excel. Para além das atividades de bolsista, prevaleceu a troca de experiências e aprendizado junto aos membros da equipe: 2 bolsistas de extensão, 5 bolsistas de pesquisa, 2 residentes da multiprofissional/HSC (Educação Física), 1 fisioterapeuta e 1 professora do Curso de Fisioterapia. Principais resultados: Protocolo de exercícios para IU: exercícios com bola suíça e movimentos latero-laterais, inclinação pélvica, exercício com a bola 10, agachamento profundo com bola suíça e exercício de plantiflexão, sendo estes realizados 2 séries de 10 repetições, 1 vez por semana junto a RCP. Até o momento, foram atendidos 04 pacientes: 1) Paciente DPOC, 66 anos, com leve impacto de IU. 2) Paciente pós-COVID-19, 80 anos, com grave impacto de IU. 3) Paciente DPOC e cardíaco, 69 anos, com moderado impacto de IU. 4) Paciente DPOC, 86 anos, com grave impacto de IU. Conclusão: Os atendimentos aos pacientes estão em andamento, nenhuma intercorrência foi observada até o momento e todos aceitam o protocolo de exercícios para IU. A oportunidade de desenvolver atividades de extensão desde o início do Curso de Fisioterapia aprimorou o olhar e o cuidado para a relação fisioterapeuta/paciente no que se refere aos cuidados de biossegurança, aprimorou o treinamento de técnico de conteúdos que ainda serão desenvolvidos, desenvolveu o interesse pela área de atuação profissional e a vivência dos problemas reais, tanto com paciente quanto com a equipe de trabalho multiprofissional.


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ISSN 2764-2135