ESTUDO DE CASO SOB O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Camila Furrati Chagas, Marina Pante

Resumo


O presente trabalho da disciplina de Estágio Integrado em Psicologia, constitui-se enquanto atividade integrante da prática do Estágio do Curso de Psicologia, e foi desenvolvida no Serviço Integrado de Saúde ? SIS, da Universidade de Santa Cruz do Sul ? UNISC. Este estudo foi baseado a partir dos atendimentos semanais de psicoterapia individual, os quais estão fundamentados pela abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A paciente alvo deste estudo, denominada como D., tem 33 anos e está em atendimento no serviço desde 2019, através de busca espontânea, sendo atendida primeiramente pelo grupo de acolhimento e encaminhada para atendimento individual de psicoterapia. D. também faz uso da medicação Ácido Valpróico 500mg. Apresenta queixas de insatisfação em diferentes áreas de sua vida, como profissional e amorosa. Relata sentimento de vazio e sensação de estar perdida. Descreve como se existissem duas pessoas dentro de si, consegue perceber que há momentos em que se sente melhor, com pensamento positivo e animada, já em outros se sente para baixo, como se nada desse certo em sua vida. D. relata ter tido uma infância pobre em afeto, sua mãe não era carinhosa e o pai, falecido há 7 anos, era bastante rígido. Tem uma irmã mais velha, a qual está casada e possui um filho. Reside com a mãe que está doente, de quem se sente dependente financeiramente, relatando muito medo de vir a perdê-la e de não conseguir se sustentar sozinha. Já quanto às relações pessoais, D. relata ter se afastado cada vez mais dos seus amigos, refere-se a não saber como manter diálogos com as pessoas, julgando que essas não irão compreendê-la, preferindo se isolar, e não conversar com as pessoas. Não possui relacionamentos amorosos há mais de um ano, fato que gera confusão de sentimentos e de pensamentos, já que, por vezes, deseja ter um companheiro, porém em outros momentos se refere a preferir permanecer-se sozinha. Quanto a sua vida profissional, refere-se ao desejo de mudar de local de trabalho aonde tenha maiores oportunidades de crescimento, pois sente-se estagnada. Está cursando uma graduação para buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho, porém tem um forte sentimento de que não está fazendo o suficiente para alcançar os seus objetivos. As hipóteses diagnósticas do caso são o Transtorno de Humor Bipolar e Transtorno de Personalidade Borderline. A TCC se baseia na ideia de que os pacientes podem aprender habilidades para modificar cognições, estados de humor e comportamentos associados. Dessa forma, algumas técnicas utilizadas a partir dessa abordagem foram a Psicoeducação, Reestruturação Cognitiva e Descoberta Guiada. Além da confecção do Diagrama de Conceitualização Cognitiva para sintetizar as informações coletadas e, assim, compreender melhor o caso, servindo, ainda, como um mapa de orientação para o trabalho a ser realizado. A paciente segue em atendimento psicoterápico, portanto ainda é necessário um maior aprofundamento do trabalho realizado até o momento.  Para tanto, utilizar-se-á outras técnicas e recursos da TCC para buscar uma melhora mais significativa ao tornar os comportamentos da paciente mais adaptativos e menos geradores de sofrimentos, visando uma melhora nos sintomas apresentados.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135