BUSINESS INTELLIGENCE (BI) PARA EDUCAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE

Joice Daiane da Silva, Marcelo Carneiro, Camilo Darsie, Daniel Felipe Schroeder, Patrick Luiz Martini, Silvia Leticia Carvalho Correa, Ernesto Alves

Resumo


Introdução: Informações associadas ao campo da saúde agem no sentido de informar e de educar populações. As maneiras como são organizadas e divulgadas podem garantir maior alcance e aderência em relação às pessoas a quem são endereçadas. O processo conhecido como BI, que intenta coletar, tratar e organizar dados de modo a oferecer informações de acordo com as intenções de quem as busca, pode servir, portanto, como uma eficaz ferramenta de educação em saúde que não se limita aos gestores educacionais. Partindo disso, neste trabalho, demonstra-se uma estratégia de divulgação de dados relacionados à saúde, organizados por meio dessa tecnologia e divulgados em um site com propósito educacional. Objetivos: construção e divulgação de painéis informativos/educativos a partir de dados públicos sobre saúde e populações. Metodologia: trata-se de um estudo qualitativo que visa problematizar a educação em saúde por meio de diferentes linguagens. Para tanto, foram utilizadas bases públicas da Secretaria de Saúde do RS, e, através de funções nativas do Power BI, foi realizado processo de limpeza e formatação dos dados para que pudessem ser apresentados em dashboards através de gráficos e/ou tabelas, apresentando totais de casos. Resultados:  foram desenvolvidos dois dashboards, para acompanhamento de informações sobre os casos de covid-19, nos municípios de abrangência do Cisvale, e outro dashboard apresentando indicadores do cálculo das bandeiras das regiões do Modelo de Distanciamento Controlado, assim como o número de leitos clínicos e UTI ocupados nos últimos 30 dia, no município de Santa Cruz do Sul. A página contendo os painéis teve 215 acessos únicos desde a sua publicação. Para ser utilizado como fonte de consulta, os dois painéis atualizam suas informações diariamente. Discussão: os índices de saúde educam sujeitos e podem ser manejados e divulgados por meio de tecnologias e linguagens diversas, como BI. Comumente pensados para analisar tendências relativas às preferências e ao desempenho de estudantes, às demandas escolares e à reorientação de estratégias, no campo da educação em saúde, podem ser pensadas como ferramentas educacionais. Assim, oportunizam que os preceitos de saúde se vinculam à educação por meio da tecnologia. Nesse contexto, os painéis informativos não apenas informam ou garantem estratégias de gestão, mas, também, educam as pessoas que têm a oportunidade de interagir com eles. Conclusão: os painéis informativos podem ser entendidos como uma das possibilidades à representação e à compreensão acerca da saúde em articulação com outros temas. Nesse contexto, a representação dos processos de saúde por meio de painéis oportuniza que diferentes informações sejam associadas umas às outras e modifiquem, mesmo que sutilmente, os modos de compreensão sobre o tema, realidade relevante ao campo da educação em saúde.


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ISSN 2764-2135