ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE PESQUISA NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNISC
Resumo
A memória e a história de Santa Cruz do Sul contam com um agente colaborador para sua prevenção. É o Centro de Documentação da Universidade de Santa Cruz do Sul (CEDOC), que possui um importante acervo documental da história do município e da região, bem como da própria Unisc. Para garantir seu funcionando e o acesso dos pesquisadores, conta com uma equipe de bolsistas do projeto ?Organização do acervo e melhoria das condições de pesquisa no Centro de Documentação da UNISC?, que já ocorre desde 2015, sendo renovado anualmente. Ao longo dos anos, as principais atividades desenvolvidas no CEDOC são o atendimento a especialistas e ao público em geral, possibilitando o acesso a importantes fontes documentais referentes à cultura, economia, política, história, educação, enfim, ao comportamento dos diferentes grupos sociais que formam a sociedade do Vale do Rio Pardo, além da organização desse conjunto de documentos, tendo uma preocupação com a conservação, restauração e digitalização do acervo iconográfico, bem como do acervo textual, principalmente dos jornais. Os objetivos do projeto são organizar, reunir, preservar e colocar à disposição do público fontes documentais de origem pública e privada; buscar o intercâmbio de experiência de pesquisas entre professores e pesquisadores dos Departamentos da UNISC; oferecer aos alunos graduandos a possibilidade de melhoria de sua formação acadêmica; e preparar pesquisadores para a elaboração de histórias municipais. Assim, a finalidade dessa iniciativa é qualificar e melhorar o atendimento do Centro de Documentação, facilitando o acesso dos pesquisadores a esses materiais. A metodologia aplicada é a reorganização dos Fundos; disposição do material em estantes mais acessíveis aos bolsistas; inventário dos documentos e das fotografias; acondicionamento das peças com salvaguardas contra umidade, poeira e mofo; ajuste das fichas catalográficas e dos instrumentos de controle; identificação das peças e seu registro; higienização do acervo e digitalização dos documentos e das fotografias. Os principais resultados ao longo desse projeto foram o aumento do atendimento aos pesquisadores e às escolas da região que visitaram o CEDOC. No ano de 2020, o CEDOC foi contatado algumas vezes, via e-mail e telefone, por pesquisadores de fora da região para solicitação de documentos e demais arquivos que poderiam estar no acervo. Através disso, notou-se um grande interesse nos documentos referentes a imigrantes, desde registros de terras, até documentos de genealogia. Entretanto, não foi possível atender às demandas em função da restrição de funcionamento e atendimento, por causa da pandemia. O projeto ainda se empenha na digitalização das fotos dos Fundos que compõe o acervo e continua em andamento com, em média, digitalizadas, catalogadas e registradas, 250 fotos por mês. Essa é uma atividade viabilizada pelos bolsistas com trabalho em casa. Dessa forma, até o momento, está sendo possível dar conta de parte dos pressupostos e objetivos iniciais apresentados para serem contemplados ao longo desse ano, os quais foram inicialmente previstos no projeto.
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ISSN 2764-2135