BRINCANDO COM LUZ- TEATRO DE SOMBRAS

Ana Caroline Noy, Ana Julia Fritsch, Daniela da Silva Schneider, Rafaela Thaís Lange, Paula Caroline da Silva, Manoella Cibeli Schwantes, Angela Cogo Fronckowiak

Resumo


A disciplina de Diálogos Educacionais Comunitários: Leituras de Diferentes Gêneros eLinguagens, que busca curricularizar a extensão universitária, permitiu às graduandas docurso de Pedagogia da UNISC conceber o projeto ?Brincando com Luz?. A ação centrou-sena releitura da obra dramática Fedegunda, de Karen Acioly. O trabalho objetivou, usando alinguagem do teatro de sombras, apresentar esta modalidade dramática como ferramentapoética, forma cênica capaz de oportunizar reflexões sobre o brincar, o lúdico, e aimaginação, levando alegria às crianças através de plataformas digitais em um momento deisolamento social. A proposta foi apresentada à Associação Comunitária Pró-Amparo aoMenor (COPAME), de Santa Cruz do Sul, que abriga, sobretudo, crianças em situação devulnerabilidade social. Com essa parceria, as universitárias desafiaram-se a levar ao públicoem questão arte, magia e imaginação de forma a promover o encantamento, favorecer acriatividade e, igualmente, desenvolver aspectos cognitivos vinculados ao fortalecimento daexpressão motora e da linguagem oral, estimulando o prazer afetivo pela leitura. Unindoteoria à prática, as acadêmicas se permitiram estudar e amplificar o gozo didático epedagógico subjacente à exploração artística da sombra na infância, tendo em vista que oteatro mostra formas diferenciadas de ver e experimentar o mundo. É o mundo sob novasinterpretações e visões, um mundo sonhado. A ação iniciou no mês de maio e, através depesquisas, as alunas investigaram a temática do teatro e do jogo lúdico que o fundamenta. Ahistória Fedegunda foi escolhida, entre outras lidas, e selecionados capítulos significativos,com os quais o grupo concebeu a adaptação da obra para ser apresentada. Partindo dosprincípios da linguagem do teatro de sombras, o grupo realizou experimentações dispondo dojogo de sombras, luzes e sons para conceber a apresentação. Logo, a ação foi finalizada coma gravação de um vídeo em que é narrada a história de uma menina que busca seautoconhecer e superar seus medos, amores, dores e dificuldades. Nessa trajetória ela contacom o apoio do mar, um grande amigo conselheiro. Depois de finalizadas as gravações doTeatro de sombras, um arquivo foi encaminhado para a COPAME contendo a filmagem daação empreendida. Dessa forma, sem ações presenciais com as crianças, foi possívelcompartilhar a linda mensagem do texto, que reflete acerca das provocações que nós,humanos, somos desafiados a enfrentar. No decorrer das gravações, demonstramos ainda àscrianças como é concebido, construído e montado o processo de criar ou reproduzir algoatravés da linguagem teatral e as diversas formas com que podemos executar o teatro desombras, dispondo de materiais simples como o corpo e instrumentos como abajur oulanterna. Como conclusões parciais, visto que o trabalho ainda está sendo mostrado àscrianças, podemos perceber que o contato com manifestações artísticas amplia e ressignificapercepções e olhares sobre a existência, o que pode ajudar a elaborar esquemas mentaisrelacionados à formação de conceitos e até, quem sabe, iniciar a superação do egocentrismo,que é bem ativo na infância. Contudo, afirmamos que, ao descobrirem a potência do lúdico nalinguagem cênica, adultos e crianças envolvem-se em intenso interesse afetivo e intelectual,pois os desafio à criatividade e ao divertimento fundamentma a alegria da vidacompartilhada.Palavras- chave: Teatro de Sombra ? Criança ? Imaginação ? Ludicidade.

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ISSN 2764-2135