DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE SUSPENSÃO E DIREÇÃO DO PROTÓTIPO BG20.1 DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO - UNISC

Augusto Pereira Siqueira, Felipe Schmidt Kerner, Vinicius Dreher Barbon, Lucas Adriano Bauer, Arthur Gassen Geller, Leonardo Nagel de Carvalho, Fernando Sansone de Carvalho, Vinicius Henrique Schultz, Jonas Álvaro Kaercher, Flavio Thier

Resumo


A Equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, que gerencia, projeta, constrói, testa e promove um veículo off-road do tipo Baja, com o intuito de ser posto em competições estudantis promovidas pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers). O foco não está somente nas competições, mas também na construção de conhecimento por parte de quem participa do projeto de extensão, ou seja, a equipe sempre está em busca de um aprimoramento contínuo, baseado em estudos técnicos, melhorias de projeto e uma gestão bem estruturada, que resultará em melhores níveis nos âmbitos competitivos, contribuindo para propagandear o nome da universidade e a formação de engenheiros. As participações da equipe exigem preparação para que o desempenho seja competitivo e para que a equipe alcance sempre as metas estabelecidas. Uma das exigências impostas pela competição são as apresentações de projeto técnico por sistemas, nas quais  o projeto de Suspensão e Direção está inserido. Assim, este trabalho apresenta todo desenvolvimento do projeto do sistema de Suspensão e Direção do protótipo BG20.1, a primeira versão de quatro, do veículo desenvolvido e fabricado em 2020 pela equipe, e que participará de competições nos próximos anos, sendo regionais, nacionais e mundiais. O sistema de Suspensão e Direção é responsável por fazer o veículo manter contato das rodas com o solo o máximo de tempo possível, reduzir a transmissibilidade das irregularidades da pista, melhorar o desempenho do veículo em curvas, trazendo maior segurança para ao condutor, compreendendo o projeto da suspensão dianteira, traseira, conjunto de direção e barra estabilizadora. O projeto se inicia em software de CAE, definindo os pontos de ancoragem da suspensão no chassi, realizando simulações cinemáticas e dinâmicas. Assim, é encontrado o melhor desempenho do carro de forma totalmente virtual, cortando custos com protótipos falhos. Logo após, em software de CAD, são modeladas as geometrias das peças com os pontos previamente estabelecidos no programa de CAD. Finalmente, as peças são levadas para análises estruturais, para que possam ser testadas quanto à resistência e fadiga aos esforços que o protótipo Baja é submetido. Após o carro ser construído, inicia-se a etapa de validações e testes práticos de cálculos teóricos e modelo matemáticos desenvolvidos em software CAE. Para que seja possível o desenvolvimento do projeto, são necessários estudos bibliográficos sobre os conceitos abordados no sistema, testes e estudos práticos, bem como ferramentas de projeto, como matrizes de decisão, memoriais descritivos, instruções de trabalho e planilhas de controle e dimensionamento dos componentes. O trabalho é desenvolvido baseado em uma metodologia própria da gestão de projetos da equipe, que inicia pelo conceito geral do veículo, os desdobramentos para o sistema, através de feedbacks, problemas e melhorias, seguido da definição das metas e objetivos, desenvolvimento, resultados e conclusão. Com o desenvolvimento do projeto de Suspensão e Direção, é esperado que se classifique entre os melhores projetos da área a nível regional e nacional, contribuindo para que a equipe possa chegar ao topo nas competições em que participar. 

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ISSN 2764-2135