PROJETO DO SISTEMA DE FREIOS DO PROTÓTIPO OFF-ROAD BG20.1 DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO ? UNISC

Vinicius Dreher Barbon, Felipe Schmidt Kerner, Augusto Pereira Siqueira, Arthur Gassen Geller, Leonardo Nagel de Carvalho, Lucas Adriano Bauer, Fernando Sansone de Carvalho, Alisson Jank, Flávio Thier, Jonas Álvaro Kaercher

Resumo


A equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul em que estudantes, principalmente dos cursos de engenharia, tem como objetivo projetar, construir, testar, promover e operar um veículo de competição off-road do tipo Baja. Os participantes da equipe têm a oportunidade de ver, na prática, como são os desafios na vida profissional, e quais as melhores estratégias a serem tomadas em cada situação, criando, no indivíduo, um senso crítico e de responsabilidade. O projeto também permite que a equipe participe e leve o nome da Universidade de Santa Cruz do Sul às competições realizadas e promovidas pela SAE (Society of Automotive Engineers): a competição regional com equipes do sul do país, competição nacional com universidades de todo o Brasil. Obtendo um bom resultado nessa última, tem-se a possibilidade de participar da etapa mundial, com equipes de diversos países, competição essa que ocorre nos Estados Unidos da América. Para que o protótipo esteja hábil a participar das competições, deve ser seguido o Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil (RATBSB). Além da avaliação do protótipo quanto ao regulamento, há a etapa de projeto, devendo o projetista da equipe apresentar o seu sistema, expondo as metas e objetivos, o dimensionamento, as justificativas das ações tomadas, os estudos realizados, entre outros. Conforme regulamento, cada protótipo tem um tempo de vida de 2 anos, após isso, um projeto totalmente novo de gaiola deve ser iniciado, consequentemente, causando grandes mudanças nos outros sistemas. No sistema de freios, um dos pontos que mais afeta o dimensionamento é a redução de massa de um protótipo para outro. Devido a isso, tem-se a necessidade de um novo dimensionamento, em que se busca a redução da massa dos componentes. Além disso, principalmente por se tratar de um item de segurança, precisa ser um sistema confiável e ergonômico. Este trabalho apresenta as etapas de projeto, desde o informacional, com as metas e objetivos do projeto, que são desdobramentos das exigências de competições e feedbacks, análise de riscos, dimensionamento, configurações para frenagens seguras, refino de componentes sem perder a confiabilidade, estudos analíticos, boas práticas de engenharia para manufatura e montagem, o planejamento dos testes e validações e os resultados obtidos. Tais aspectos são fundamentais para que, na construção de um protótipo, tudo saia como projetado, e que este seja capaz de atingir seus objetivos em uma competição. É esperado que este projeto pontue entre os três melhores das competições que participar.

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ISSN 2764-2135