TRANSMISSÕES AO VIVO PELO YOUTUBE UTILIZANDO O OPEN BROADCASTER SOFTWARE

Felipe Funk, Marcia Kniphoff da Cruz, Leonel Pablo Carvalho Tedesco

Resumo


No ano de 2020, o Projeto UNISC Inclusão Digital (UID) teve a difícil tarefa de seguir disponibilizando oficinas para o público geral, mesmo em cenário pandêmico. Uma das diversas formas encontradas para seguir os trabalhos foi utilizando o software Open Broadcaster Software (OBS), junto ao YouTube, transmitindo a fala de diversos palestrantes que estavam, simultaneamente, acessando Google Meet para realização de transmissões ao vivo. Este tipo de interação ficou mais presente no cotidiano por conta do cenário pandêmico que o mundo todo está enfrentando devido ao vírus COVID-19. Esta peculiaridade, praticamente, converteu todas as interações pessoais para alguma forma de encontro virtual. A demanda das transmissões ao vivo impede a utilização de algum aplicativo de videoconferência gratuito, pois, em algumas das oportunidades, foi alcançado mais de 400 visualizações simultâneas. O software OBS é uma plataforma para gravações da tela do computador ou webcam, como também a transmissão ao vivo destas imagens. Para Live Streams, necessita-se mais do que apenas um software que permita tal trabalho, mas também é necessária uma plataforma que suporte esta tarefa. Atualmente, o YouTube, Facebook e a Twitch estão entre as melhores opções para executar esta ação. Antes de ser realizada a primeira transmissão ao vivo, foram feitos diversos testes para tentar alcançar o melhor desempenho possível e ter a certeza de qual hardware se faria necessário, para não haver inconvenientes. Mesmo equipamentos com configurações mais simples têm a capacidade de transmitir a tela do Google Meet, utilizando o OBS, sem grandes problemas. Computadores equipados com processadores de terceira ou quarta geração Intel, acompanhados de no mínimo 4 gigabytes de memória Ram, já apresentam resultados satisfatórios para a transmissão. Nos testes realizados, para obter a qualidade de resolução como Full HD (1080p), a velocidade mínima de upload consumido foi de 3 Megabytes. O melhor modo encontrado para realizar a transmissão, com máquinas não tão potentes, foi utilizando um equipamento apenas para transmitir a tela da chamada do Google Meet, sendo utilizado, exclusivamente, para a transmissão. O principal objetivo do projeto é incluir a população nos meios digitais, e, deste modo, foi possível realizar estas diversas transmissões ao vivo, com fins educacionais, tento uma interação com diversas pessoas que não poderiam participar, pessoalmente, de algum evento. Em mais de uma transmissão, tivemos a participação de pessoas de outros estados, em uma das oportunidades, inclusive professores palestrando há milhares de quilômetros de distância. Apesar de algumas inconveniências ao realizar algumas destas reuniões, sempre tivemos sucesso em reunir os interessados. Todo o material produzido e transmitido encontra-se disponível no YouTube, no canal do projeto Unisc Inclusão Digital. Analisando isto, pode-se concluir que a utilização do OBS e do YouTube, para transmissão ao vivo das reuniões do Google Meet, são uma boa opção para permitir que os mais diversos setores da sociedade tenham conhecimento que antes não se podiam alcançar.

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ISSN 2764-2135