REFLEXÃO E AÇÃO: PROCESSOS DE (AUTO) AVALIAÇÃO E DE GESTÃO DE UM PERIÓDICO NA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente resumo tem como objetivo apresentar as melhorias realizadas pela Reflexão e Ação em seus processos de (auto)avaliação e de gestão. Trata-se de um relato reflexivo sobre a experiência da equipe editorial desse periódico que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), exclusivamente, desde 2019. O escopo da revista anuncia seu comprometimento com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional em sua historicidade e complexidade. Além disso, menciona a sua preocupação em divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica. É importante mencionar que, existente desde 1992, a Reflexão e Ação acompanha o movimento de desenvolvimento da pós-graduação em educação, no Brasil, ampliando o seu universo temático para contemplar diferentes linhas teórico-metodológicas, além do próprio PPGEdu-Unisc. Por essa razão, vem constituindo uma cultura de alternância de publicações de artigos por demanda contínua e dossiês temáticos. Além disso, tem fomentado a publicação de resenhas e entrevistas nos três números do volume a cada ano. Atualmente, a equipe editorial está formada por dois editores-chefes, um bolsista de layout, uma bibliotecária de periódicos, um administrador de portal, além de uma revisora de idiomas. A conformação dessa equipe é parte das melhorias para gestão da revista, análise e acompanhamento dos critérios de avaliação para novas bases indexadoras. No Qualis Periódicos da Capes, correspondente ao período de 2013-2016, a Reflexão e Ação é B1 na Educação e A2 no Ensino. A partir da avaliação realizada em 2019, a revista passou a ser A4, já com uma nova configuração de pontuação e distribuição atendendo às ?travas? do que passamos a denominar de ?Qualis Referência? ou ?Qualis Único?. A revista está indexada em 07 Diretórios, 02 Bases de Dados e 05 Catálogos. No ano de 2019, iniciou-se um trabalho de revisão dos critérios de indexação e de alimentação de dados para a manutenção da Revista no Educ@, semelhante ao sistema SciElo. O periódico foi submetido à da Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc), e aguarda pelo parecer de avaliação. Além disso, atualizaram-se as informações editoriais e os conteúdos dos volumes nos 14 indexadores a que está vinculado. A Reflexão e Ação está incentivando a submissão de artigos de autores/as de instituições estrangeiras, a publicação de artigos em língua inglesa e espanhola, além da adoção do registro de ORCID nos metadados da submissão como condicionante ao processo de avaliação por pares. Nesse sentido, atualizou os arquivos dos artigos da coleção completa de 2017 a 2020, com o Orcid. Além de oferecer os conteúdos informativos do site em português, espanhol e inglês, passou a disponibilizar o sumário das edições nos referidos idiomas. Nesse momento, o Google Acadêmico está sendo utilizado para o cálculo de Fator de Impacto combinado com outros critérios qualitativos pela Área da Educação no CTC-Capes. A Reflexão e Ação apresenta Índice h10 = 13. Busca se apresentar ao Web Of Science para indexação. Para tanto, foram adotadas medidas de estudo e pesquisa coletiva entre os/as integrantes da equipe também com o intuito de encaminhar novas ações para a continuidade de melhorias, dedicando-se especialmente à ampliação da divulgação científica.
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ISSN 2764-2135