O TRABALHO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Cada vez mais aumenta a preocupação com o futuro do jovem no campo, tomando em conta seu presente. E, diante dessa situação, as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) realizam um trabalho fundamental na vida de jovens que desejam fixar suas raízes no meio rural. De um modo geral, essas instituições escolares trabalham com a Pedagogia da Alternância, na qual possuem um olhar sensível com cada indivíduo que dela faz parte ? permanecer ou não no campo, deve ser uma escolha. Com isso, esta pesquisa tem como tema o trabalho de coordenação pedagógica realizado na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e tem como objetivo geral compreender o trabalho de Coordenação Pedagógica da EFASC, buscando aprimorar o conhecimento sobre a Pedagogia da Alternância. Além disso, apresento como objetivos específicos: conhecer os principais aspectos da história da Educação no Campo no Brasil, destacando a Pedagogia da Alternância nesse processo; compreender e conhecer os instrumentos pedagógicos utilizados pela EFASC, afim de identificá-los com o trabalho de Coordenação Pedagógica; e, por fim, identificar e analisar as atividades realizadas no cotidiano escolar e os saberes necessários de coordenação pedagógica da EFASC. Para tanto, a pergunta orientadora da pesquisa é: ?Como está organizada a Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), no que diz respeito ao trabalho de coordenação pedagógica??. A partir dela, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a Coordenadora Pedagógica dessa EFA, e analisado o seu conteúdo. A pesquisa contou também com uma revisão de literatura na Revista Brasileira de Educação do Campo e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e consultas aos boletins informativos anuais publicados pela EFASC. Assim, foi possível concluir que o trabalho de coordenação pedagógica que acontece no contexto de alternância entre o tempo-espaço da escola e da propriedade rural exige uma busca por conhecimento constante e que este conhecimento se dá a partir de sujeitos e por muitas vezes fora do ambiente escolar, através do coletivo, dos instrumentos pedagógicos, e ainda é preciso uma modificação da práxis, ou seja, uma revisão permanente do trabalho e do modo de realizá-lo. Os saberes necessários ao trabalho de coordenação pedagógica podem ser assim identificados: compreensão de família ampliada ? saber de que não existe um único sujeito, e sim vários; partilha do saber, do conhecimento e do pedagógico; da participação; partir do cotidiano; da problematização, da crítica; da processualidade da aprendizagem; da criatividade ? saber lidar com várias situações; fazer com que a proposta pedagógica aconteça; ser humilde.
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ISSN 2764-2135