DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E A MEDIAÇÃO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS ? UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Bruna Ferreira Paz, Cleidi Lovatto Pires

Resumo


Através da disciplina Seminário de Pesquisa II, do curso de Pedagogia, realizei, no primeiro semestre de 2020, a pesquisa nomeada ?Desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência visual e a mediação por meio das tecnologias assistivas ? uma revisão bibliográfica?.  Esta pesquisa de monografia buscou compreender acerca da deficiência visual, principalmente, no âmbito infantil, trazendo a tecnologia assistiva como um ferramenta de grande importância no processo de inclusão nas escolas. O tema foi escolhido após uma experiência pessoal, que me provocou a aprofundar os meus conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança deficiente visual e em como a tecnologia assistiva pode tornar-se mediadora nesse processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. A pesquisa foi elaborada diante de uma abordagem qualitativa com base em pesquisa bibliográfica. A tecnologia faz parte das nossas vidas e não conseguimos imaginar como seria o nosso dia a dia sem os recursos tecnológicos que nos acompanham. Esses meios são produzidos para facilitar a nossa vida, assim como a tecnologia assistiva (TA) é feita para o deficiente, mas isso não significa que todas as TA são produzidas através da tecnologia. Como uma forma de recurso e de serviço, a TA possui um caráter de auxílio a pessoas deficientes, contribuindo para ampliar suas habilidades funcionais, proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida, independência e inclusão. É com esta tecnologia que ocorre um aumento de comunicação, maior mobilidade, o desenvolvimento de habilidades que auxiliem o aprendizado e também uma maior integração com a família, amigos e a sociedade para aqueles que possuem alguma deficiência ou déficit. As TA para deficientes visuais vão desde bengalas e lupas a teclados em Braille e sistemas para reconhecimento de fala do usuário. Esses recursos tecnológicos podem ser comercializados em série, sob encomenda, podem, também, serem produzidos artesanalmente ou, até mesmo, através de uma pequena adaptação que o professor faz em sala de aula para melhor desempenho de seu aluno. Aos pensarmos em crianças, logo podemos nos remeter ao brincar e no caso de crianças deficientes visuais, a TA torna-se um fator de grande relevância. O brincar representa, de forma geral, um importante aprendizado a todas as crianças, proporcionando à criança deficiente visual, momentos de autoconhecimento e do seu meio. Com isso, brinquedos e brincadeiras podem ser adaptados à criança com deficiência visual, que também podemos denominar de TA, com materiais de fácil acesso, proporcionando alegria e inclusão de forma lúdica e significativa.


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ISSN 2764-2135