TUDO SE ATUALIZA: COMPREENDENDO A HIPOCONDRIA ATRAVÉS DE NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO

Cleimar Luis dos Santos, Luiza Tamara de Almeida Leal, Simone Caldas Bedin

Resumo


O conceito de Hipocondria vem sendo estudado e aprimorado desde o final do século XIX, por teóricos de grande influência na Psicologia, como Sigmund Freud. A hipocondria pode ser caracterizada como um estado de preocupação exagerada do sujeito com sua saúde,  manifesto através de crenças, rituais e medos irracionais. É uma patologia, na qual o indivíduo acredita possuir uma doença, geralmente grave, mesmo sem evidências médicas. O hipocondríaco vai com frequência a consultas e constantemente faz exames, além de ter um medo excessivo da morte. Essas preocupações sucessivas ligadas à doença e o medo de adoecer é causador de angústias. Os sintomas da hipocondria assemelham-se muito com os da ansiedade e os da síndrome do pânico, característica que torna essa patologia difícil de ser diagnosticada. Ao mesmo tempo, ela se reinventa e se apresenta de diversas maneiras, com somatizações das mais diversas doenças. Até o ano de 2013, a hipocondria era considerada um Transtorno Somatoforme, contudo, atualmente, no DSM-5, abandonou-se o termo ?hipocondria?. O termo foi substituído por dois novos conceitos: Transtorno de Sintomas Somáticos e Transtorno de Ansiedade de Doença. Assim, percebemos a importância de acompanhar as evoluções sobre os conceitos ligados a hipocondria, pois a patologia também está atrelada ao contexto social em que se vive, e atualmente podemos pensar, inclusive, nos impactos que a pandemia da COVID-19 poderá influenciar no entendimento da hipocondria e seus reflexos na clínica. Dessa forma, salienta-se o quão importante é a escuta do Psicólogo e seu conhecimento sobre a hipocondria no cenário clínico. Unindo a relevância do tema e a necessidade do desenvolvimento de conhecimentos sobre a Hipocondria para os alunos de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, através de novas ferramentas de ensino e aprendizagem, se estabeleceu o desafio. Para disseminar esse conhecimento, levando em consideração o momento de pandemia, em que as aulas são virtuais, foi pensado o desenvolvimento de um site. Foi utilizado o Google Site, uma ferramenta gratuita que permite uma ampla possibilidade de edição. Para a construção do site foram usados referenciais teóricos da Psicanálise, como Freud, Volich e Fernandes. Como principais resultados destacamos a facilidade de acesso ao material pelos alunos, integrando ferramentas digitais ao processo de aprendizagem. Além disso, salientamos a interatividade entre o usuário e o site, onde se pode encontrar materiais escritos, vídeos, casos e sugestões de leitura, para aprofundamento do tema. Concluímos que a utilização de ferramentas diferentes, como o site, teve uma boa aceitação dos alunos, que estão familiarizados com essas tecnologias no seu dia a dia. Percebemos que a importância de possibilitar aos colegas o acesso de informações relevantes no cenário clínico, com esse tipo de ferramenta, aproximação à temas novos e que contribuem para sua formação. Além disso, entendemos que nosso projeto pode servir como estímulo para que mais turmas possam desenvolver sites para compartilhar conhecimentos. A partir do site, pode-se pensar em outros materiais de divulgação, como banners, folders e outros materiais com informações sobre hipocondria, que direcionem o leitor ao site, fazendo com que o conhecimento disponível na página tenha um maior acesso e relevância para a comunidade, aumentando o número de acessos e compartilhamentos.Palavras-Chave: Hipocondria; Ferramentas de ensino; Google Site.

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ISSN 2764-2135