A VIVÊNCIA DE ALUNAS DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA ALUNOS EM FORMAÇÃO

Sofia Caumo, Caroline Plates da Silva, Greice Toscani Chini, Ana Luisa Poersch

Resumo


Introdução: O Programa Institucional de Cursos de Capacitação para Alunos em Formação (PICCAF) é oferecido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na modalidade de edição de inverno e verão, contemplando diversos cursos da área da saúde, possuindo cada um, os seus próprios critérios para seleção de alunos. O objetivo do PICCAF é proporcionar aos alunos, ainda durante a formação acadêmica, uma prévia inserção no ambiente hospitalar através da realização de atividades extracurriculares, visando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências imprescindíveis para produção de cuidado e saúde nesse ambiente. Objetivo: Proporcionar uma reflexão sobre a importância da atividade extracurricular para o aluno em formação, através do relato de experiência de acadêmicas de Psicologia no PICCAF, realizado entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2020. Metodologia: Trata-se de um relato sobre a experiência de vivenciar o curso de Capacitação Introdução à Psicologia Hospitalar através da descrição das etapas do curso. O ponto inicial foi o conteúdo teórico disponibilizado previamente, para introduzir o aluno através de um seminário sobre o HCPA, a história da psicologia hospitalar, a relação do trabalho e adoecimento psíquico, o papel do psicólogo no hospital, o trabalho em equipe e a atuação em unidade de dependência química. Cursos EAD sobre ?O agir no ambiente hospitalar?, ?Conduta e Integridade no HCPA? e ?Incêndio e outras emergências? eram requisitos para o início do curso na instituição. No que tange ao conteúdo prático, com duração de 1 semana no mês de janeiro de 2020, em contato mais próximo a diferentes áreas de atuação do profissional psicólogo: Materno infantil, Centro de Tratamento Intensivo, Pacientes Cirúrgicos, Unidade Álvaro Alvim, Emergência e Fisiatria. Principais resultados: A inserção do estudante em uma instituição hospitalar como essa aqui mencionada, considerada referência em diversas especialidades e para tantas cidades do Rio Grande do Sul e do País inteiro, é uma experiência grandiosa geradora de inúmeras expectativas, as quais são atravessadas pelo surgimento de questionamentos acerca das possibilidades de atuação profissional da psicologia e das possibilidades enquanto acadêmicas inseridas nesse espaço. Nesse sentido, tanto as equipes quanto as supervisoras faziam colocações pertinentes, estabelecendo sempre conexões entre o seu fazer através de conteúdo teórico e explicativo, abordado sempre no início da manhã; e o fazer através de conteúdo prático, vivenciado em momento posterior, por meio de visitação ao local de atuação. Conclusões do trabalho: Acredita-se que o programa atende às suas propostas quando objetivado em propiciar uma introdução ao fazer da psicologia hospitalar, pois, embora o atendimento observado ou conduzido pelos alunos não estivesse entre as possibilidades enquanto acadêmicos, o acompanhamento das equipes nas unidades acima referidas é demasiado importante por possibilitar a compreensão da rotina de um serviço de psicologia clínica hospitalar, bem como o papel do psicólogo na instituição e suas possibilidades de promoção de saúde mental nas diferentes unidades. Ademais, o PICCAF oportunizou o aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos na graduação, podendo ser definido como uma experiência relevante para a formação por viabilizar ao acadêmico uma inserção que contempla dois eixos essenciais para a atuação na psicologia hospitalar: teoria e prática.

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ISSN 2764-2135